A Suíça é a primeira seleção classificada pela pela repescagem europeia para a Copa do Mundo de 2018. Após vencer a Irlanda do Norte, em Belfast, por 1 a 0, com um gol de pênalti de Ricardo Rodriguez, o selecionado helvético ficou no 0 a 0 com os britânicos, em jogo disputado neste Domingo na Basiléia, e estará em seu quarto mundial consecutivo.
A Suíça foi melhor nos dois jogos, soube controlar bem as armas da Irlanda do Norte, mas esbarrou na pontaria ruim de Seferovic, atacante do Benfica, que teve diversas chances para balançar as redes, mas sempre fracassou ao tentar acertar o alvo. Ele arrematou cinco das 13 finalizações dos helvéticos, todas para fora. Foi substituído por Breel Embolo, outro centroavante que sofre para marcar gols. Em geral, a Suíça tem uma seleção boa individualmente, e com argumentos de qualidade, mas não tem quem marque gols em bom nível.
Na segunda etapa, a Irlanda do Norte subiu as suas linhas, e ameaçou mais a meta defendida por Sommer, mas criou muito pouco perigo, com sua única chance sendo no finalzinho do jogo, quando o goleiro suíço saiu errado do gol após um cruzamento de Brunt, Evans conseguiu cabecear, mas Ricardo Rodríguez conseguiu evitar que a bola entrasse.
Esta será a 11.ª participação da Suíça em fases finais de Copa do Mundo, a quarta consecutiva. Em 1934, 1938 e 1954, os suíços alcançaram as quartas-de-final, em sua melhores campanhas em mundiais. Em 1994, 2006 e 2014, a Suíça também conseguiu passar da fase de grupos, sendo eliminada nas oitavas-de-final.
Image: Twitter oficial da Copa do Mundo