O Bayern de Munique terminou o seu ano de 2017, eliminando o Borussia Dortmund da DFB Pokal 2017/18. Esta foi a 15º vitória bávara na nova era Jupp Heynckes, que soma 16 jogos. Jogando na Allianz Arena, o Bayern tomou a iniciativa desde o primeiro minuto, e encurralou um Borussia Dortmund que produziu bem mais volume após algumas mudanças, quando já perdia por 2 a 0. O BVB chegou a descontar e tentar buscar o empate, mas apesar de uma certa emoção no finalzinho, não foi possível.

Mais uma vez, o Borussia Dortmund foi pouco intenso sem a bola, longe do time que Jürgen Klopp fez campeão no Westfalenstadion. O técnico Peter Stöger apostou desta vez em um 5-3-2, com linhas bem baixas, e chamou o Bayern ao seu campo. E o Gigante da Baviera foi um visitante feroz, que foi acumulando chances com o passar dos minutos, ameaçando sempre a meta defendida pelo goleiro Burki. O Bayern jogava no ritmo de James Rodríguez, muito pelos lados. Foi o colombiano quem cobrou a falta, que gerou um bate e rebate, onde Boateng aproveitou para abrir o placar. A esta altura, o Bayern já produzia para golear.

Vendo seu time sofrer, Stöger promoveu a entrada de Mo Dahoud, no lugar de Marc Bartra, passando a jogar num 4-1-4-1. Contudo, quando estava melhorando, no começo do segundo tempo, sofreu o segundo gol, com Muller, em boa tabela bávara pela direita. Mesmo em desvantagem, o BVB foi para cima, e chegou a descontar com Yarmolenko, após cruzamento de Kagawa. Teve chances para empatar, mas acabou amargando mais uma eliminação precoce, como foi na Champions League.