Tivemos neste Sábado (23), o último el Clásico do ano de 2017, que colocou frente a frente, Real Madrid e Barcelona, em um duelo decisivo na disputa pelo título de La Liga 2017/18, mesmo sendo apenas a 17° rodada da competição. Com uma boa vantagem na frente da tabela, o Barcelona jogou bastante da pressão que tinha sobre seus ombros no começo da temporada, para cima do Real Madrid, que vinha apresentando dificuldades para marcar gols em ataque organizado, nos jogos recentes, antes do Mundial de Clubes 2017.
O título do Mundial de Clubes, poderia ter mostrado um Real Madrid com individualidades em melhor nível. De fato, Zidane parece ter efetivado o 4-4-2 como sistema base com constantes apoios do extremo do lado oposto ao setor da bola, com a intenção de juntar muita gente em torno do esférico para ter superioridade numérica, e controlar as ações. As principais peças deste Madrid, Ramos, Marcelo, Kroos, Isco e Benzema, conseguiram melhorar seu nível, ativando melhor Cristiano Ronaldo, o que torna a equipe muito competitiva, como vinha sendo o Barcelona nos últimos meses, o que gerava ainda mais expectativas para o encontro. Ernesto Valverde também implantou um 4-4-2 no Barça, o que por si só deixava o enfrentamento espelhado.
Pensando no planejamento do jogo, Zidane manteve a partida de sua equipe em 4-4-2, mas desta vez com Modric e Kroos abertos, e Kovacic e Casemiro, no miolo do meio. A intenção era melhorar a marcação no setor com os encaixes sobre as peças chaves do Barça, em zonas. Pressionando alto, o Real conseguiu controlar o jogo e ficar mais próximo de abrir o placar na primeira meia hora de jogo, até baixar a pressão e ver o time de Ernesto Valverde encaixar uma resposta, ainda no primeiro tempo.
No segundo tempo, a partida mudou. O Barcelona voltou tendo o controle e partir daí, o Real mostrou algumas falhas. O Barça começou a vencer o jogo com um gol em um contra-ataque. Sergio Busquets iniciou a jogada, Rakitic conduziu a bola, passou pelo marcador e tocou para Sergi Roberto na direita. O lateral passou para Suárez, e o uruguaio chutou de primeira, para fazer o 1 a 0.
O gol murchou o Real de vez. Na sequência, Messi fez um passe perfeito para Suárez, que arrematou, para Navas defender. Na sobra, tivemos um bate e rebate, e Carvajal colocou a mão na bola para impedir o gol de ser marcado. O árbitro pênalti, e expulsou Carvalho. Messi cobrou, e fez 2 a 0 para o Barcelona. O Barcelona foi oxigenando seu time, e no finalzinho, Aleix Vidal decretou o 3 a 0, dando ares de goleada.
A vitória faz o Barcelona abrir uma vantagem de nove pontos para o segundo colocado, o Atlético de Madrid, e 14 para o Real Madrid, que tem um jogo a menos. La Liga dá agora uma pausa de 15 dias para as festas de final de ano, e voltará no dia 6 de Janeiro de 2018, na penúltima rodada do primeiro turno. Ainda em Janeiro de 2018 começará o returno. O campeonato vai ser disputado até maio.
0 Comentários