O Celta de Unzue, ex-auxiliar técnico do Barcelona, foi ao Camp Nou, e se converteu na primeira equipe a tirar pontos do time blaugrana no Camp Nou em La Liga 2017/18. Com uma atuação boa, alternando linhas altas e baixas dentro de um 5-3-2 com variantes em fases ofensivas, o time do ex-barcelonista poderia ter voltado à Galícia com uma vitória ou uma derrota, mas saiu da Catalunha com um ponto, importante na classificação.
Abrir o placar com o gol de Iago Aspas, após já ter obrigado Ter Stegen a trabalhar anteriormente, mostrou claramente o plano de Juan Carlos Unzue. O Celta, fazia uma pressão adiantada com as linhas de seu 5-3-2 quando não tinha a bola. os três zagueiros, Mallo, Fontás e Gómez/Roncaglia, se revezavam entre encaixes em Suárez e Messi, e outro, ficava na sobra.
Com a bola, os interiores Jozabed e Brais abriam, obrigando Rakitic e Iniesta a sair do lugar, e dar espaços para Iago Aspas trabalhar entre as linhas. O plano de Unzue só não foi perfeito, por conta de Iniesta coordenar bem a circulação da bola a partir da esquerda, ativando Jordi Alba constantemente pelo corredor esquerdo, assim como Messi entre as linhas, fazendo o time se colocar no campo de ataque.
Wass e Sisto, fechavam a última linha pelos lados, e atacavam pelos extremos nas ações ofensivas. O Barça só chegou ao empate após uma jogada coletiva, minutos depois de sofrer o gol, com Messi. O argentino também foi quem atibou Alba, que serviu Luis Suárez autor do gol da provisória virada, aos 17 minutos do segundo tempo.
Mesmo contra um Celta cada vez mais fechado, o Barcelona criou chances, mas acabou sofrendo o empate. Em uma transição ofensiva, o atacante uruguaio, Maxi Gómez marcou, após jogada de Aspas, em lance onde Samuel Umtiti sentiu dores, enquanto tentava parar o delantero espanhol.
Mesmo deixando pontos em casa, o Barcelona continua liderando a La Liga tranquilamente, com 36 pontos, tendo aproveitado os tropeços de Valencia e Real Madrid na rodada.
0 Comentários