Real Madrid é o campeão do Mundial de Clubes 2017


Grêmio e Real Madrid decidiram neste Sábado (16/12), nos Emirados Árabes, o Mundial de Clubes da FIFA de 2017. Com o favoritismo total, o clube espanhol controlou bem a organização e o empenho do Grêmio, venceu por 1 a 0, e conquistou a competição pela sexta vez na história.

O Real Madrid fez um primeiro tempo com muito volume, mas poucas chances reais de gol, parando na concentração defensiva de um Grêmio que contrastava entre marcar com linhas altas e baixas, buscando sempre cortar as linhas de passe merengue. O grande destaque individual foi para o zagueiro Pedro Geromel, sempre bem posicionado e acertando todas as ações. As melhores jogadas merengues saíam dos pés de Modric e Isco, que transitavam entre o centro e os extremos no time do técnico Zinedine Zidane, facilitados pelos espaços, que os encaixes individuais do Grêmio. Além disto, o clube gaúcho não tinha boas saídas com um extremo pela direita, o que facilitou bastante a transição defensiva do Real Madrid, que alcançava um ataque atrás do outro.

Varane, Ramos e Marcelo, também estiveram em seu nível de grandes noites de Champions, e quando isto ocorre, o Real Madrid cresce. Muito do jogo do Madrid passa pelas saídas de bola com Ramos e Kroos pela esquerda, ativando bem Marcelo no corredor. Se o trio, mais Modric e sua agressividade defensiva e ofensiva, e Isco e seu talento, brilham, fica difícil derrotar o Real. Por mais que o Grêmio tenha estado abaixo, sem um extremo de pé trocado e/ou um jogador de velocidade pelo flanco direito, este foi um Real Madrid 2017/18 com espírito de grandes noites européias.

No segundo tempo, mesmo com um Grêmio ainda muito concentrado, Cristiano Ronaldo marcou de falta o gol que deu ao Real o seu sexto mundialito da FIFA, o terceiro em quatro anos. Bastou controlar o ritmo para segurar a taça. O clube e a Espanha seguem soberanos em competições internacionais.



Imagem: Real Madrid CF