O Glasgow Rangers 1959-1960


Após ter passado anos recentes mergulhado nas divisões inferiores da Escócia, o Glasgow Rangers conta com um cartel de 30 participações na Liga dos Campeões da Europa. Seu principal título na Europa foi a Recopa conquistada em 1972, com uma vitória por 3 a 2 sobre o Dinamo Moscou na final, que foi realizada em Barcelona, naquela ocasião. Na Liga dos Campeões, no entanto, a melhor campanha foi a da temporada 1959/60, quando o time alcançou as semi-finais do torneio. Curiosamente, se tivesse chegado à final, a equipe teria atuado no Hampden Park, em Glasgow.

Naquela ocasião, o Rangers passou pelo Anderlecht na fase preliminar, fazendo 4 a 2 no primeiro jogo, e 2 a 0 na volta, começando com força total. Na fase seguinte, eliminou o Cervena Hviezda Bratislava, com resultados de 4 a 3 em casa, e 1 a 1 fora. A dificuldade aumentaria no duelo contra o Sparta Rotterdam, nas quartas-de-final. Seriam necessárias três partidas para decidir o vencedor do duelo. O Rangers venceu a primeira por 3 a 2, e os holandeses a segunda por 1 a 0. Na terceira partida, nova vitória do Rangers por 3 a 2, e a surpreendente vaga nas semi-finais.

O adversário da semifinal, foi o Eintracht Frankfurt, da Alemanha, que havia eliminado o Kuopio PS da Finlândia, os suíços Young Boys e os austríacos do Wiener Sportclub, enteriormente. O jogo de ida foi disputado em Frankfurt. Os anfitriões saíram na frente aos 29 minutos, com um gol de Stinka, mas Caldow empatou dois minutos depois, de pênalti. No entanto, o Eintracht Frankfurt marcaria cinco gols na segunda etapa, goleando por 6 a 1 o Rangers. Na volta, nova goleada Alemã: 6 a 3, e o fim da participação do Rangers na Copa Européia de 1959/60.

O Eintracht Frankfurt perderia a final posteriormente para o Real Madrid, que dominava o Futebol Europeu na época. Hoje isto tudo fica na lembrança do torcedor do Rangers, que sonha em voltar a viver momentos assim.