Manchester City é campeão da Copa da Liga inglesa 2017/18


O Manchester City é o campeão da Copa da Liga inglesa 2017/2018. O time treinado por Pep Guardiola foi quem, por norma, melhor jogou futebol na Europa do começo da temporada até aqui, ligeiramente na frente do Barcelona de Ernesto Valverde, e alcança a sua primeira taça, apenas alguns dias depois da eliminação para o Wigan na FA Cup. Este também foi o primeiro título de Guardiola como comandante do Manchester City, desde que chegou ao Etihad Stadium, no meio do ano de 2016.

Arsenal vs Manchester City - 5th November 2017 - Football tactics and formations

Como tradicional, a final da Copa da liga inglesa, este ano chamada de Carabao Cup, por questões de direitos de nome, ocorreu no lendário Estádio de Wembley, em Londres. O Manchester City iniciou a partida, um pouco diferente do habitual. O meio-campo teve Fernandinho e Gundogan, com David Silva entrelinhas. Assim, De Bruyne partiu da direita, e Sané foi o extremo esquerdo, com Aguero na frente, Walker e Danilo nas laterais, Kompany e Otamendi na zaga, e Claudio Bravo no gol. O Arsenal teve o seu esquema retornando a uma linha de cinco atrás, algo praticamente não utilizado desde a chegada de Aubameyang. Com os novos mecanismos, o City foi menos possessivo do que o esperado no primeiro tempo, mas a partida do Arsenal não foi nada boa. A busca por Aubameyang agredindo espaços na frente foi exagerada, e a marcação na defesa ruim. Os lançamentos de Bravo eram sempre perigosos, e um deles resultou em gol. O goleiro chileno lançou rápido, direto, e Aguero, esperto ganhou espaço nas costas de Mustafi, encobrindo Ospina com um leve toque, para abrir o placar.

Após sofrer o gol, Arsene Wenger sacou Montreal, e mandou Kolasinac ao campo, tendo um homem mais agressivo pelo corredor esquerdo, e por vezes variando mais para linha de quatro atrás. As principais tentativas eram de busca por vitória em duelos rápidos com os defensores do City, algo que de fato não deu resultado. No segundo tempo, o Manchester City perdeu Fernandinho, lesionado, e com a entrada de Bernardo Silva, Guardiola voltou ao 4-3-3 tradicional, com De Bruyne partindo do meio, mais de trás. A partir deste movimento, o Manchester City se tornou mais possessivo, e controlou o jogo. Passou a ter mais amplitude em campo, circular a bola, e encurralar os Gunners. Foi acumulando escanteios, e um deles gerou o segundo gol, com Kompany, e outro, o terceiro tento, com Silva.

Perdendo, o Arsenal foi alterando peças e colocando mais homens na frente da linha da bola em seu 3-4-2-1, mas não conseguia circular a bola no terço final de campo, transitar, e tinha dificuldades para roubar em zonas adiantadas. Guardiola ainda usou o jogo para mandar Gabriel Jesus de volta aos gramados, e Phil Foden ao campo em uma final, apenas esperando o apito final do árbitro, para comemorar a taça, a primeira de um clube das grandes ligas nesta temporada, de fato.



Imagem: Getty Images