De virada, o Shakhtar Donetsk derrotou a Roma por 2 a 1 nesta quarta-feira (21), na Dombass Arena, em jogo válido pela ida das oitavas-de-final da Liga dos Campeões 2017-2018. A partida foi de um tempo para cada equipe, com a diferença de que o time da casa foi bem superior no segundo tempo, e poderia ter saído de campo até com um placar mais dilatado, não fosse a atuação de Alisson, cheio de defesas importantes.
O Shakhtar começou o jogo com Marlos muito preso à direita, longe do setor esquerdo, onde ocorrem as mais importantes jogadas dos Mineiros. Por lá atua Bernard, cai Taison, e joga o lateral-esquerdo brasileiro Ismaily, desde 2013 no futebol ucraniano. Com o treinador português Paulo Fonseca, Ismaily ganhou uma enorme incumbência de dar profundidade ofensiva ao Shakhtar, como o espanhol Jordi Alba, e o francês Benjamin Mendy, fazem em seus times. A pressão alta da Roma, com o trabalho de Dzeko fora da área, permitiu que os italianos ficassem bem mais perto da meta de Pyatov durante o primeiro tempo, especialmente em conexões pela esquerda, com Kolarov e Perrotti fazendo dobradinhas. Num destes lances, o turco Ünder aproveitou um ótimo passe de Dzeko para abrir o placar para os Giallorossi. Mas, no segundo tempo, tudo foi diferente. Logo no comecinho, um bom passe longo de Rakitskiy, rompeu as linhas altas da Roma, e o drible incrível de Ferreyra contra Manolas, deixou o argentino em condições de empatar. Com Taison como líder, o Shakhtar foi para cima, e em uma bela cobrança de falta de Fred, alcançou a virada. O placar que só não foi ampliado pelas grandes paradas de Alisson, que deixam vivo o time de Di Francesco, que deixou Kharkiv comemorando por não ter levado uma goleada.
O jogo de volta ocorrerá no dia 13 de março, em Roma. A Champions dá agora uma pausa, e volta no dia 6 de março com a partida de volta do duelo entre Real Madrid e Paris Saint-Germain, na capital francesa, e nós estaremos trazendo o resumo das partidas para vocês.
Resultados dos jogos de ida das oitavas-de-final da Champions League 2017/2018:
→ Basel 0x4 Manchester City
→ Juventus 2x2 Tottenham
→ Porto 0x5 Liverpool
→ Real Madrid 3x1 PSG
→ Bayern 5x0 Besiktas
→ Chelsea 1x1 Barcelona
→ Sevilla 0x0 Manchester United
→ Shakhtar Donetsk 2x1 Roma
Imagem: Getty Images