América-MX x Chivas: o El Clásico mexicano
Chivas e América fazem o maior clássico do futebol mexicano, e possivelmente, o de maior número de aficionados da América Latina, e do Mundo. Os dois clubes tem as maiores torcida de um mesmo clube em seu país, perdendo apenas para o Flamengo. Se contarmos a colônia mexicana nos Estados Unidos, provavelmente o El Clásico, ou Superclásico mexicano reúna as duas equipes de maior torcida regional do planeta, o que muito fala sobre esta paixão, que forma o Clássico nacional mexicano.
América e Chivas são considerados dos quatro grandes clubes clubes do futebol mexicano, ao lado de Pumas e Cruz Azul. O desempenho do último nos últimos anos não tem sido o melhor, e apesar da ascensão dos dois clubes Regios, Monterrey e Tigres, os dois grandes mexicanos, somando hierarquia, tradição, torcida, popularidade e títulos, são América-MX e Chivas. Um é da capital Cidade do México, o outro da cidade de Guadalajara. Um é fortemente ligado à Televisa,
Chivas e América se enfrentaram pela primeira vez no dia 1° de Agosto de 1943, em uma partida válida pela Copa MX, que teve vitória das ovelhas por 1 a 0. De lá para cá, são 229 jogos, com 82 vitórias do América, 73 empates, e 74 vitórias do Chivas. Em jogos oficiais, são 63 vitórias do Chivas, 64 empates, e 69 vitórias do América.
A maior goleada do Clássico mexicano é um 7 a 0 do América, no dia 22 de Agosto de 1956, em partida válida pela liga mexicana. Ainda tivemos um 7 a 2 do América, no dia 20 de fevereiro de 1944, também válido pela liga mexicana. Salvador Reyes, que vestiu a camisa do Chivas, é o maior goleador da história do clássico, com 13 gols. Zague é o segundo maior goleador, e o maior do América, com 10 tentos. O jogador que mais vezes disputou o clássico do México foram Juan Jasso, do Chivas, e Cristobal Ortega, do América, ambos com 50 jogos. Os dois também são os maiores vencedores do dérbi, com 24 e 21 triunfos, respectivamente. Jose Villegas, outro histórico do Chivas, também somou 21 vitórias no duelo.
0 Comentários