O El Clásico del Astillero, é o confronto entre o Barcelona Sporting Club, e o Club Sport Emelec, os dois rivais da cidade de Guayaquil. O jogo também é conhecido como El Partido Inmortal, por concentrar duas equipes de massa, tradição, e títulos dentro do Equador, além de alguma tradição em torneios internacionais. Em 2017, a revista britânica FourFourTwo, enumerou este clássico como o 34°, entre as maiores rivalidades históricas do futebol mundial.

O primeiro jogo enter as duas equipes ocorreu no dia 22 de Agosto de 1943, e teve vitória do Barcelona por 4 a 3. A partida foi válida pelo então Campeonato Amateur de Guayaquil. De lá para cá, são 289 jogos disputados, com 99 vitórias do Barça, 88 do Emelec, e 97 empates. A maior goleada do confronto foi um 6 a 0 do Emelec, no dia 2 de Setembro de 1990. A maior goleada do Barcelona no confronto, foi um 5 a 0, no dia 4 de novembro de 2012.

O histórico José Cevallos, com 52 partidas, foi quem mais disputou o dérbi de Guayaquil, enquanto Lupo Quiñones, outro jogador de marcas, é o maior artilheiro do mesmo, com 13 gols.
Surgidos no bairro el Astillero, que dá nome ao dérbi, Barcelona e Emelec logo viraram rivais pela proximidade, e suas torcidas passaram a determinar sentimentos de simpatia e antipatia, por um, e por outro. Guayaquil, é a principal cidade portuária do Equador, e tem uma população muito maior que a capital Quito. O Emelec joga em um campo com o nome de seu fundador, o dono da Monopoly-esque Ecuador Electric Company (Empresa Electrica del Ecuador, abreviada como ‘Emelec’ ), o El Estadio George Capwell.

Já o Barcelona SC foi fundado por um grupo de jovens espanhóis torcedores do Barcelona da Catalunha, apaixonados por futebol, no mesmo bairro El Astillero. O time, jamais foi rebaixado, e tem a maior torcida com 43% da preferência nacional, e é o maior campeão do Equador com 15 títulos, contra 14 do Emelec. O El Nacional soma 13 títulos equatorianos, contra 10 da LDU, e 5 do Deportivo Quito. O Barça já foi vice-campeão da Copa Libertadores da América, em 1990 e 1998, e em 2017, foi semifinalista, caindo apenas diante do campeão Grêmio.