Imagem: Youtube |
Colo-Colo e Universidad de Chile, fazem o clássico nacional chileno. Os dois clube são os mais populares do Chile, ao lado da Universidad Católica, mas ainda levam vantagem em popularidade e história.
O primeiro jogo entre as duas equipes, ocorreu no dia 9 de junho de 1935, com vitória alba por 3 a 32. O primeiro jogo na era profissional ocorreu no dia 7 de agosto de 1938, com vitória do Colo-Colo por 6 a 0. A rivalidade só foi de fato aumentar em 1959, quando as duas equipes disputaram o título chileno pela primeira vez. De lá para cá, especialmente nos anos 90, o clássico emparelhou, tendo um retrospecto equilibrado desde então, mas não em sua totalidade.
Ao todo, até Setembro de 2017, temos em toda a era profissional 82 vitórias do Cacique, com 52 empates, e 48 triunfos de la U em 182 encontros, com uma na diferença de 34 triunfos para os albos. Os maiores artilheiros da história do Clássico chileno são Carlos Campos e Leonel Sanchez, ambos ícones da La U, com 16 e 13 gols, respectivamente. O maior artilheiro da história do clássico pelo Colo-Colo é Esteban Paredes, com 12 gols.
O Colo-Colo foi campeão da Libertadores em 1991, enquanto a La U nunca conquistou a cobiçada taça, mas já aprontou das suas, como em 2011, quando foi campeã da Copa Sul-americana vencendo a LDU na final, com Jorge Sampaoli no comando, e um futebol muito intenso e atrativo.
0 Comentários