Rivais, mas não inimigos. Assim podemos definir a rivalidade entre Cruzeiro e Atlético-MG. Por muito tempo, os dois conviveram com um forte América-MG, o que dividia um pouco a tensão, e fez com que os dois criassem apenas uma rivalidade entre, si, e não uma relação de quase ódio, como é o Gre-nal, por exemplo.

Mas, a partir da década de 1950, o dérbi ganhou relevância. Hoje, Cruzeiro e Atlético-MG são dos clubes brasileiros mais vencedores. O Cruzeiro já conquistou quatro campeonatos brasileiros (três na era prontos corridos), cinco Copas do Brasil (ao lado do Grêmio, é o maior vencedor), e duas Libertadores. O Galo já conquistou um Brasileirão, uma Libertadores, e uma Copa do Brasil, batendo justamente o rival na decisão.

Foi em 2014. Nas semifinais, os atleticanos eliminaram o Flamengo, vencendopor 4 a 1 no Mineirão, após perderem por 2 a 0 na ida. Já o Cruzeiro, após empatar com o Santos na Vila Belmiro, triunfou por 1 a 0 em casa. No jogo de ida da final, no Independência, o Atlético venceu por 2 a 0. Na volta, no Mineirão, o Galo venceu por 1 a 0, se sagrando campeão. Neste mesmo, 2014, o Cruzeiro foi bicampeão brasileiro consecutivo, tetracampeão nacional alternado