O Liverpool confirmou nesta Terça-feira a sua classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões 2017/18. O clube britânico recebeu o Porto, em Anfield, e segurou um empate em 0 a 0. Mas, no jogo de ida, no Dragão, os Reds venceram por 5 a 0, o que lhes dava enorme vantagem.

Liverpool vs Porto - Football tactics and formations


No primeiro tempo, o time da casa, foi quem teve as melhores oportunidades. Primeiro, foi Mané, quem recebeu boa bola de Gomez após um cruzamento, para desviar o esférico, mas acabou mandando o mesmo por cima do gol defendido por Iker Casillas. Em seguida, o senegalês foi ativado por Milner, e chutou na trave. O segundo tempo, teve o Porto criando mais chances, jogando muito pelos lados, mas sem conseguir marcar.

A última vez que o Liverpool havia se classificado para as quartas da Champions, foi em 2009. Mas agora, o gigante está de volta. O Liverpool, soma cinco Copas dos Campeões no seu currículo, mesmo número de Bayern e Barcelona, estando atrás apenas de Real Madrid e Milan. Em 2009, os Reds haviam eliminado o Real Madrid nas oitavas, com dois triunfos, um pela vantagem mínima no Santiago Bernabéu, e outro com goleada de 4 a 0, em Anfield. Rafael Benítez ainda era o treinador do Liverpool, que em 2005 havia sido campeão europeu. Os Reds, entretanto, nunca conquistaram a Premier League, tendo sido seu  último título de liga, ainda no ano de 1990, quando o campeonato ainda era organizado pela federação.

Hoje, com Jurgen Klopp, o Liverpool gasta bem mais dinheiro do que outrora, e faz uma boa temporada, mas parece carecer de um algo mais para fortalecer o trabalho. Uma semifinal de Champions, nesta altura, seria ótima. Mas o avanço, vai depender muito do sorteio do dia 16 de março, e das circunstâncias dos enfrentamentos.





Imagem: Getty Images