Possivelmente, o dérbi do Pacífico, ou dérbi de Lima, reúne a maior rivalidade do Merconorte. Por mais que o futebol peruano ainda não tenha chegado às maiores glórias em nível de clubes, o clássico do Peru chama a atenção do continente, cada vez que é realizado.
O Universitario é conhecido como “La U”, enquanto o Alianza Lima tem o apelido de “Los Íntimos”. Os dois times também são chamados de “blanquiazules”, e “crema”, respectivamente. O dérbi de Lima, é chamado também de dérbi do Pacífico, por conta do Oceano que banha o país andino.
Alianza Lima e Universitário se enfrentaram pela primeira vez na história, no dia 23 de setembro de 1928, com vitória de La U por 1 a 0, gol de Pacheco. O jogo terminou antes da hora, pois o Alianza ficou com seis homens em campo, aos 84 minutos de jogo. A maior goleada do dérbi foi um 9 a 1 do Alianza, que também é quem tem mais vitórias e gols no confronto. Este jogo ocorreu em 12 de junho de 1949. Três anos depois, o Universitario fez um 6 a 1, se vingando um pouco. La U também soma mais títulos, já tendo chegado na final da Libertadores em 1967, naquela que é a melhor participação de um time peruano no torneio, ao lado do vice do Sporting Cristal, em 1997.
O maior ídolo da história do Universitario foi Teodoro Fernandez, apelidado de “Lolo”. Ele defendeu a camisa de La U durante 23 anos, e é um ícone também na história do dérbi de Lima. Já o grande ícone do Alianza foi Alejandro Villanueva, que nos anos 30 brilhou com a camisa do clube, que hoje dá nome ao estádio.
0 Comentários