Naquele que pode ter sido o jogo mais decisivo do Campeonato espanhol 2017-2018, o Barcelona derrotou o Atlético de Madrid por 1 a 0, abriu oito pontos de vantagem na liderança da liga, sobre o próprio vice-líder Atlético, e vai para a reta final de temporada com uma vantagem importante. No duelo de plano de treinadores, Ernesto Valverde conseguiu se superiorizar, especialmente por conta de uma de suas ideias ter sido apostar em Messi para marcar diferenças.
Desde o começo do jogo, as intenções estavam claras. O Barcelona buscava o controle a partir da posse, com uma saída de jogo eficiente, sem cair na pressão colchonera, e um toque de bola com ritmo controlado na frente, apostando que Messi viesse a fazer a diferença. Já o Atlético, também respeitava bastante o Barça no Camp Nou, e não marcava pressão na frente com tantos homens. O resultado, foi um jogo bastante calmo, sereno. Os rojiblancos de Simeone optaram por um bloco de marcação baixo e passivo, alinhado e simétrico. Por mais que o Atlético ganhasse altura em campo, a sua dupla de ataque tinha as ações controladas, especialmente pela atuação mais uma vez soberba da dupla Piqué-Umtiti, que limpava tudo.
Valverde começou o jogo com Coutinho pela direita, ao invés de Paulinho. Sabia que precisava circular a bola, pois teria muita posse. A intenção era que Coutinho viesse trabalhar entrelinhas com Messi, e ativasse os laterais. O plano, contudo, não funcionou na plenitude. O Atlético baixou muito suas linhas, não se preocupando em ganhar a primeira, mas a segunda jogada. Menos mal para o Barça, que antes de Iniesta sair, Messi sofreu uma falta, cobrou e marcou um golaço, assegurando um triunfo mais.
O pior momento do Barcelona se deu após a saída de Iniesta, já que André Gomes e Philippe Coutinho erraram muito na tomada de decisão. Pelo lado do Atlético, Gimenez fez uma grande partida, controlando bem as movimentações de Suárez. O Atlético mostrou que sabe defender a sua área hoje, quando reativa sua memória competitiva, tão bem quanto o fazia outrora, mas ainda precisa evoluir os planos atuais, para corresponder as suas expectativas de momento.
Imagem: FC Barcelona
0 Comentários