Dérbi de Nicósia Apoel Omonia

O Nicosia derby, também conhecido como dérbi dos eternos inimigos, ou simplesmente dérbi de Nicósia, envolve a maior rivalidade do futebol cipriota. O gigante Apoel e o Omonia, são os dois mais populares e bem sucedidos clubes da ilha do Egeu, em uma rivalidade que envolve questões culturais e políticas.

O primeiro dérbi de Nicósia da história, ocorreu no dia 12 de Dezembro de 1953, e terminou empatado sem gols. Ao todo, Apoel e Nicosia já se enfrentaram 177 vezes até hoje, com 70 vitórias do Apoel, 52 empates, e 55 vitórias do Omonia.

O Apoel foi fundado no dia 8 de novembro de 1926, sob o nome de POEL, ou Clube de Futebol dos Gregos de Nicosia. Anos depois, passou a se chamar Athletikos Podosferikos Omilos Ellinon Lefkosias, com a incorporação de outras modalidades esportivas, como o vôlei. Ele foi fundado por 40 gregos, que desejavam a incorporação do Chipre à Grécia. Em maio de 1948, durante a Guerra Civil Grega, a diretoria do APOEL enviou um telegrama a Federação Grega de Atletas Amadores desejando que a rebelião comunista acabasse logo, com um convite para competições esportivas. Como metade do conselho do APOEL apoiava o comunismo na Grécia, houve uma dissidência, que fundou o AC Omonia Nicosia.

O Omonia foi fundado no dia 17 de Junho de 1948. O clube apoia o comunismo, e é a favor da existência do Chipre, enquanto o Apoel é ligado à Grécia, e gostaria de ver uma reanexação. Por isto mesmo, seus torcedores, apelidados de Tylios (lendas), levam bandeiras gregas nos jogos realizados no GSP Stadium, a casa da Lenda. A maioria dos torcedores do Omonia, é ligada ao KKE (Partido Comunista Grego).

O Omonia soma 19 títulos nacionais, 12 títulos de Copas nacionais, e 14 Supercopas nacionais. Suas cores são o verde e o branco, tendo um escudo bem similar ao do Panathinaikos da Grécia. Seus torcedores são chamados de Kifines, ou zangões. Já o Apoel soma 26 títulos nacionais, 21 títulos de Copas do Chipre, e 13 títulos de Supercopa. O clube também chegou nas quartas-de-final da UEFA Champions League, eliminando o Lyon nas oitavas-de-final, e só caindo diante do Real Madrid. Esta, é até hoje, a melhor campanha de um clube cipriota na Champions.