O Barcelona conquistou o seu segundo título da UEFA Youth League nesta Segunda-feira, após  derrotar o Chelsea por 3 a 0 na grande final da Champions Sub-19, em jogo disputado no Colovray Stadium, em Nyon. A equipe azulgrana se impôs com claridade contra o time londrino, numa final na que o estilo de jogo associativo e a pegada nas duas áreas pesaram para o lado culé.

Barcelona vs Chelsea - Football tactics and formations

O Chelsea sentiu falta de dois de seus pilares, Ethan Ampadu e Trevor Chalobah, e sucumbiu diante de um rival que foi melhor. O Barcelona também viu uma versão do Chelsea mais tímida que o habitual. A equipe inglesa não conseguiu circular a bola com fluidez, caindo na pressão azulgrana, e perdendo a bola em zonas adiantadas. Guehi e Sterling não foram contundentes na defesa da área em cruzamentos, e St. Clair, Hudson-Odoi e Redan, as três de ataque, foram desativados pela posse + pressing do Barça. O Barcelona chegou aos seu primeiro gol com Alejandro Marqués, após uma associação de Puig com Abel Ruiz, que desfalcou o Barça B para controlar a ponta esquerda do time juvenil neste Final Four.

O gol azulgrana nocauteou o Chelsea, que sofreu mais um tento de Marqués. Apenas após sofrer o segundo gol, os Blues reagiram, fazendo vários cruzamentos para a área azulgrana. O time quase descontou com McCormick, e Hudson-Odoi acertou a trave. Mas o Barça soube sofrer, resistindo com o capitão Óscar Mingueza limpando a área, e Iñaki Peña debaixo das traves. Até que no final, Abel Ruiz marcou o terceiro gol para decretar a vitória.

Vale relembrar, que o Barcelona havia eliminado o Manchester City na semifinal, vencendo por 5 a 4, tendo eliminado o Atlético de Madri nas quartas. Já o Chelsea eliminou o Porto nos penâltis, na outra semifinal.

Esta é a segunda vez que o Barcelona conquista a UEFA Youth League, o tendo feito também em 2013/14, na 1.ª edição da taça, batendo na final o Benfica, por 3 a 0. Aquela geração, de Munir e Adama Traore, não foi brilhante no profissional. Se espera que estes garotos, do ciclo 98/99/2000, possam brilhar. Vários deles foram destaques no último mundial Sub-17, com a seleção espanhola.