Mesmo sem ser brilhante, o Barcelona goleou a Roma por 4 a 1 no Camp Nou nesta Quarta-feira, e se aproximou das semifinais da Champions League 2017/18. Há três anos, o clube blaugrana não alcança esta etapa, mas desta vez, mostrou mais uma vez consistência para conseguir uma vitória.

Barcelona vs Roma - Football tactics and formations

O jogo começou apertado, pois contrariando a tendência, a Roma foi para o Camp Nou sem linhas recuadas. Já o Barcelona marcou alto, fazendo castigo na saída de bola giallorossa. De fato, o Barça tinha mais a posse de bola, mas dificuldades no terço final, muito dependente de Messi para gerar jogo. A Roma atuava num 4-1-4-1 quando defendia, com De Rossi na frente da linha de zaga, e Florenzi como extremo-direito, para auxiliar Bruno Peres no setor onde caía Jordi Alba. Seu extremo esquerdo era Diego Perotti, mas este batia com Semedo, o que praticamente inviabilizava o contragolpe romano.

O Barcelona abriu o placar ainda no primeiro tempo. Após uma retomada de bola de Rakitic, Iniesta ía acionando Messi na área. De Rossi foi cortar de carrinho, e interceptou o passe mandando contra sua própria meta, não dando chances de defesa para Alisson. Apesar de ter dificuldades para acelerar, o Barcelona saía bem de trás com Umtiti e Piqué na zaga, e Busquets e Rakitic na volância, o que o levava ao campo de ataque. E tendo Messi por lá, hora alguma coisa ocorre.

No segundo tempo, a Roma marcou com as linhas bem avançadas. Mas o Barcelona não caiu na pressão, com Ter Stegen, mesmo marcado por Dzeko, ajudando na saída. Isto dava campo ao Barcelona, que tinha tudo para aproveitar. Novamente contra, Manolas ampliou para o Barça, que fez o seu terceiro gol com Piqué. Dzeko chegou a descontar para a Roma, mas Suárez voltou a marcar, dando uma boa vantagem aos blaugranas para a volta.

A partida da volta acontece na próxima terça-feira, em Roma, na Itália. O Barcelona pode perder por até dois gols de diferença, que avança.



Imagem: UEFA