Tivemos entre os dias 4 e 11 de abril, a Copa América de Futebol feminino, que fez a distribuição de duas vagas diretas para a Copa do Mundo da França, a ser realizada em 2019, e de uma vaga para os Jogos olímpicos de Tóquio-2020. Além disto, ainda foi dada a vaga para a repescagem intercontinental, de cada um dos dois torneios.

Com 100% de aproveitamento nas duas fases, o Brasil ficou com o título, e vaga direta na Copa do Mundo, e nos Jogos Olímpicos. Esta foi a primeira vaga do país para Tóquio-2020, e das primeiras vagas obtidas para os Jogos, entre todas as modalidades. Já o dono da casa, o Chile, após perder para o Brasil, mas empatar com a Colômbia, e golear a Argentina no quadrangular final, ficou com o vice, e vaga direta na Copa do Mundo, além de poder jogar uma repescagem contra uma seleção africana, para lutar por um lugar em Tóquio.

A Argentina, após vencer a Colômbia, caiu diante de Brasil e Chile, e agora terá de jogar uma repescagem contra uma seleção da CONCACAF, para disputar o direito de jogar a Copa do Mundo. A albiceleste, contudo, já está assegurada no Pan de Lima-2019, assim como Colômbia e Paraguai. As três melhores seleções que ficassem de fora de Tóquio, garantiam vaga. O trio se unirá ao Peru, e mais quatro seleções da CONCACAF, na disputa das Olimpíadas da América, a ser realizada em solo peruano.



Imagem: CBF