As quartas-de-final da Europa League 2017-2018, geravam boas expectativas no fã de futebol. Especialmente pelos duelos táticos. Oito equipes, cada uma com uma proposta, e contrapontos interessantes. E o mais admirável, foram as viradas, e surpresas.
O duelo Lazio x Red Bull Salzburg colocou cara a cara o ótimo time austríaco do técnico Marco Rose, contra a equipe do técnico Inzaghi. A vitória laziale por 4 a 2 na ida trouxe boa vantagem. E o time italiano chegou a a abrir o placar na Áustria, mas levou o empate, e depois, três gols em quatro minutos, perdendo o jogo por 4 a 1, e a classificação. A virada impressionante sofrida pela Lazio, contrasta com a classificação histórica da rival Roma contra o Barcelona, há dois dias, na Champions.
Arsenal de Wenger teria o desafio da sólida defesa do CSKA, que acabou desmontada com um 4 a 1 na ida em Londres, que encaminhou bem as coisas. Na volta, na Rússia, o time da ex-União Soviética chegou a abrir 2 a 0, mas os Gunners reagiram e empataram em 2 a 2. Enquanto isto, o duelo ibérico entre Atlético de Madrid e Sporting opunha os mestres das pranchetas, Diego Simone e Jorge de Jesus, mas já se era sabido que o material humano da equipe de Cholo era superior, o que em muito explica a classificação colchonera. Não faltou coragem, nem estrutura aos leões de Jesus, mas capacidade para gerar desequilíbrio. Em Madri, o time tentou segurar um bom resultado, mas tropeçou nas próprias pernas, e perdeu por 2 a 0, o que complicou a missão para a volta em Lisboa.
Mesmo vivendo um começo de crise, os leões foram bravos na capital portuguesa. Jorge Jesus armou a sua equipe em um 3-4-3/3-5-2, e usou muito os lados, especialmente, o esquerdo, com ala canhoto Acuña. A intenção era esvaziar a área, sem Bas Dost, mas ter muita gente atacando os espaços nela. Assim, o time abusou dos cruzamentos, e até chegou a abrir o placar, mas mais uma atuação de grande nível do goleiro colchonero Oblak, impediu a remontada histórica.
O quarto duelo, botou frente a frente as equipes do RB Leipzig e do Olympique de Marselha. Este era o jogo mais equilibrado, e também colocava a quarta e a quinta melhor Liga da Europa em duelo. De um lado, tínhamos o futebol intenso do RB, e do outro o toque de bola rápido do OM pelas beiradas, que depois buscava afunilar, ou inverter as jogadas. Na ida, na Alemanha Oriental, o Leipzig venceu por 1 a 0, gol de Werner. Nesta volta, o time alemão chegou a começar o jogo marcando, mas defendeu muito errado, tanto em transições, quanto em estático, concedendo espaços por onde os homens de frente do Marseille, em especial Payet, passeou. O gol de Sakai no final, já com Gulacsi na área de ataque em um escanteio, decretou o 5 a 2 para os franceses, que asseguraram assim seu lugar neste estágio.
Agora, Red Bull Salzburg, Arsenal, Atlético de Madri e Marseille aguardam o sorteio dos confrontos das semifinais, a ser realizado nesta sexta-feira, na Suíça.
0 Comentários