Um duelo inédito em mata-matas, um que só ocorreu em fases de grupos, uma disputa nacional, e outra cheia de história. Assim, podemos definir as quartas-de-final da UEFA Champions League 2017/18. Se Barcelona x Roma, e Bayern x Sevilla tem favoritos claros, Juventus x Real Madrid, e Liverpool x Manchester City, chamam muito a atenção, e geram expectativas nos apaixonados por futebol europeu. Confira abaixo, o que esperar de cada eliminatória.


BARCELONA x ROMA






Ida: 04/04, no Camp Nou
Volta: 10/04, no Stadio Olímpico


É a primeira vez que Barcelona e Roma vão se enfrentar em uma fase eliminatória de UEFA Champions League. O histórico em competições da UEFA soma uma vitória para o Barcelona, dois empates, e um triunfo para a Roma. A última vez que se encontraram foi na fase de grupos da UEFA Champions League 2015/16, onde tivemos uma goleada no Camp Nou para os culés de 6 a 1, e um empate em 1 a 1 no Stadio Olímpico.

O jogo da Roma passa muito por acumular jogadores pela esquerda, onde estão Kolarov na lateral e Perotti na extrema, e forçar com os apoios de Edin Dzeko, que baixa para receber de costas antes do terço final. A ascensão do extremo Under pela direita facilitaria o 1x1 no lado débil, mas o time ainda não inverte as jogadas de maneira muito rápida, e parece ter poucos argumentos para competir com este Barcelona, forte quando defende em posicional com Piqué e Umtiti na área, e ter Stegen no gol, além de ter uma boa transição defensiva, e com Messi e companhia, tem muita força no ataque posicional e nos contragolpes.

Além disto, a Roma apresenta debilidades para defender zonas interiores, podendo cair nas garras de Messi. A tendência, é de classificação do Barcelona, e seria uma certa surpresa o avanço da Roma, mesmo que a mesma, como já citado, tenha os seus argumentos.


SEVILLA x BAYERN





Ida: 03/04, no Ramon Sanchez Pizjuan
Volta: 11/04, na Allianz Arena

É a primeira vez que Sevilla e Bayern vão medir forças em competições da UEFA. Também será a estréia do Sevilla nas quartas-de-final da UEFA Champions League, contando o formato atual, pós 1992.

O Sevilla ganhou uma sobrevida enorme nesta temporada ao trocar de treinador, assim como o Bayern. Mas os argumentos e a força do Gigante da Baviera, que trocou Carlo Ancelotti por Jupp Heynckes, parecem bem mais potentes que os do time blanquirojo, que trocou Eduardo "Toto" Berizzo, por Vincenzo Montella. Os andaluzes dependeriam muito de uma eliminatória espetacular de Banega para surpreender um Bayern já hexacampeão da Bundesliga, e que sonha em voltar ao topo da Europa.

JUVENTUS x REAL MADRID





Ida: 03/04, no Allianz Stadium
Volta: 11/04, no Santiago Bernabéu

Juventus e Real Madrid fizeram a final da UEFA Champions League 2016/17, algo que também havia ocorrido há 20 anos, em 1997/98. A última vez que haviam se encontrado em uma eliminatória antes da final, foi nas semifinais da temporada 2014/15, quando a Juventus avançou, empatando no Santiago Bernabéu em 1 a 1, após vencer em casa por 2 a 1. O Real Madrid nunca eliminou a Juventus em eliminatórias anteriores à final, no atual formato da UEFA Champions League. Mas nunca, em uma reedição de final de Champions na temporada seguinte, o campeão foi eliminado pelo vice. Ao todo, no confronto, temos 9 vitórias do Real Madrid, 8 triunfos da Juventus, e 2 empates.

A eliminatória deverá em muito passar pela defesa da entrada da área da Juventus, que sofreu três gols do Real na final de Cardiff, após chutes por ali. Os movimentos de Benzema movendo a linha de defesa bianconera, e Cristiano Ronaldo atacando espaço, também serão fundamentais para o Real conseguir chegar ao gol, contra uma Juventus que possui muita hierarquia defensiva. A batalha entre o meio-campo controlador do Real, e o time físico da Juventus também será uma atração.

Do lado da Juventus, os movimentos de Dybala e Higuain, e o 1x1 da dupla e de Douglas Costa são as chaves para atacar em uma eliminatória onde o time merengue é o favorito, somando muita hierarquia em Champions, quando ativa o seu modo "Noites européias".


LIVERPOOL x MANCHESTER CITY







Ida: 04/04, no Anfield
Volta: 10/04, no Etihad


Nunca antes, Manchester City e Liverpool se enfrentaram por competições européias. Em nível nacional, no confronto, temos 87 vitórias do Liverpool, 46 empates, e 45 triunfos do Manchester City. O Liverpool é o único time que venceu o Manchester City de Pep Guardiola na atual Premier League. Além disto, o Manchester City só venceu o Liverpool em um dos últimos 8 jogos entre os dois.

O pressing é uma marca do trabalho dos dois treinadores. Mas, o que as duas equipes fazem após retomar a posse, é o que mais as difere. O Liverpool de Klopp precisa somar desarmes e transições em campo rival para encaixar seu jogo, e quando o faz, vira um time avassalador. Foi através da pressão em campo rival, das pressões pós perda, e especialmente da vitória em duelos aéreos e na segunda bola, que o time conseguiu derrotar o Manchester City no dia 14 de Janeiro, tirando a invencibilidade da equipe de Guardiola, que é melhor em cenários de posse e ataque posicional, e assim goleou os Reds por 5 a 0 no começo da temporada. Vale ressaltar, que o Liverpool vem aprendendo a dosar os ritmos, para não ser vítima do seu próprio caos, algo em que o Borussia Dortmund de Klopp era mestre. O duelo é aberto em possibilidades, mas tem um favoritismo para o Manchester City, já praticamente campeão da Premier League 2017/18.

Agora, é aguardar os Jogos. Quem irá avançar?






Imagens: UEFA