Independiente x Racing: o dérbi de Avellaneda



Ao todo, o Independiente soma 86 vitórias no dérbi, com 338 gols marcados, enquanto o Racing soma 64 vitórias contra o rival com 288 gols marcados. Ainda tivemos mais 74 empates, em 224 jogos.

Vizinhos, e rivais. Independiente e Racing fazem o clássico de Avellaneda. O jogo entre o Club Atlético Independiente, o Rojo, e o Racing Club, La Academia, é considerado como o segundo maior clássico do futebol argentino, e possivelmente, um dos cinco maiores da América do Sul.
O Racing é o irmão mais velho do dérbi, pois foi fundado na cidade de Avellaneda, em 1903, enquanto o Independiente surgiu em Buenos Aires, no ano de 1905, mudando-se para Avellaneda dois anoa mais tarde. O primeiro clássico de Avellaneda ocorreu no dia 9 de Junho de 1907, com o Independiente vencendo o Racing por 3 a 2, em partida que era válida pela terceira divisão argentina. O primeiro clássico pela elite do futebol argentino aconteceu em 12 de dezembro de 1915, e teve vitória do Independiente por 2 a 1. Já o primeiro jogo da era profissional entre os dois clubes ocorreu em 1931, com vitória do Racing por 4 a 1.

O Independiente é também conhecido como o Rei de Copas, pois conquistou a Copa Libertadores da América 7 vezes, entre outros títulos internacionais. O Racing conquistou a Libertadores de 1967, ano em que também se sagrou como o primeiro clube argentino à conquistar o Mundial Interclubes, ao bater o Celtic, da Escócia, que era o campeão da Europa. Este foi o primeiro título mundial argentino, somando clubes e seleção. Avellaneda é a única cidade argentina, além de Buenos Aires, a ter mais de um clube campeão da América do Mundo.

Os estádios de Independiente e Racing ficam muito próximos, localizados no Bairro da Avenida Bartolomeu Mitre. O Estádio Juan Domingo Perón, o El Cilindro, do Racing, tem capacidade para 51.389 pessoas, e enquanto o Estádio La Doble Visera, hoje reformado e rebatizado como Estádio Libertadores de América, do Independiente, tem capacidade para 48.068 espectadores.

Independiente e Racing somam também diversos títulos argentinos, e muitos torcedores. O Independiente tem cerca de 7,5% dos torcedores do futebol argentino, sendo a terceira maior “hinchada” do país, atrás apenas de Boca Juniors e River Plate. O Racing, com 63%, ocupa o quarto lugar no ranking de aficionados.