Mesmo separados por 2.400 milhas, Portland e Seattle são cidades rivais no futebol, e isto não é de hoje. Esta rivalidade do Pacífico Noroeste começou no ano de 1975, e já passou por quatro ligas diferentes. Primeiro, pela antiga NASL, depois pela Western Soccer Alliance, ainda pela United Soccer League, até que em 2011, chegou na MLS, com o Timbers se somando ao Sounders na liga. Até mesmo na NBA, quando as duas cidades tinham equipes, haviam suas animosidades.
O jogo nunca teve incidências de violência, mas há provocações dos dois lados. O primeiro enfrentamento entre os dois times aconteceu na NASL, no dia 2 de maio de 1975, e teve o Seattle vencendo por 1 a 0, na casa do rival. Ainda neste mesmo 1975, os Timbers fizeram uma bela vingança, batendo o time esmeralda nas quartas-de-final do Soccer Bowl. Tudo isso, somado à proximidade geográfica entre ambas as cidades, foi o fator determinante principal para a enorme rivalidade, que atualmente existe no dérbi da Cascadia. De lá para cá são 100 jogos, com o Seattle tendo vencido 54 deles.
Após 12 duelos, entre 1985 e 1990, a instabilidade do futebol nos EUA, atrapalhou a continuidade do dérbi, que voltaria em 2001, com os Timbers estreando na USL, derrotando os Sounders por 2 a 0. Além disto, desde 2004, torcedores de Portland Timbers, Seattle Sounders, e Vancouver Whitecaps organizam uma disputa chamada Cascadia Cup. Ela soma a pontuação que as equipes somaram em triunfos entre eles, com os Timbers Army e os Esmerald City Supporters, comemorando bem mais que o time canadense, desde então. Em 2011, o dérbi voltou com força, trazendo a cada duelo, uma atmosfera fantástica.
0 Comentários