O El Clásico Regio, é o dérbi da cidade de Monterrey, localizada no Estado de Nuevo León, envolvendo os clubes Monterrey e Tigres UANL, dois dos que mais crescem no contexto latino-americano, nos últimos anos.
O primeiro clásico regio foi válido pela Segunda divisão do futebol mexicano, em 1960. Na temporada 1959–1960, o então Jabatos de Nuevo León, mudou de nome para Tigres del Universitario de Nuevo León. O duelo ocorreu no dia 13 de março de 1960, com o Rayados de Monterrey vencendo por 2 a 0, e encaminhando o acesso à elite do futebol mexicano, algo que só ocorreria para o Tigres anos depois.
De lá para cá, são 123 dérbis, com 43 vitórias do Tigres, 40 triunfos do Monterrey, e 31 empates. Com o Tigres subindo para a primeira divisão em 1974, os duelos ficaram mais frequentes. No dia 23 de agosto de 1975, o Monterrey goleou o rival por 4 a 0, naquela que é a maior goleada da história do dérbi, ao lado de um 6 a 2 do Tigres, em 21 de agosto de 2004.
O dérbi régio, hoje reúne dois dos melhores e mais caros plantéis de jogadores das Américas, e em 2017, pela primeira vez na história, decidiu a Liga MX, no caso, sendo a final do Apertura, em que o Tigres levou a melhor, ficando com mais uma das várias taças que conquistou nos últimos anos. Em menor número, o Monterrey também vem somando suas conquistas, tornando a região, um novo centro do futebol mexicano.
0 Comentários