Champions League 2014–2015: o pentacampeonato do Barcelona



Liga dos Campeões da UEFA 2014–2015


A Liga dos Campeões da UEFA 2014–15 foi a 60ª edição da Liga dos Campeões da UEFA, o maior torneio de clubes da Europa. A competição, mais uma vez foi organizada pela UEFA, e consagrou na sua final, disputada no dia 6 de junho de 2015 no Estádio Olímpico em Berlim, na Alemanha, o Barcelona como Campeão.

Campeão europeu pela primeira vez em 1992, o Barcelona, com a conquista, se juntou ao Bayern de Munique e ao Liverpool como pentacampeão europeu. A final contra a Juventus foi vencida por 3x1 , com gols de Ivan Rakitić, Luis Suárez e Neymar para o Barça. Álvaro Morata fez o tento da Juve. Com a conquista, o Barcelona chegou ao seu segundo triplete na História (o primeiro havia sido ganho na temporada 2008-2009), conquistando o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei e a UEFA Champions League na sequência.



O Barcelona não havia começado, contudo, a competição como o favorito ao título. Tal condição era do Real Madrid, que venceu as suas seis partidas da fase de grupos e começou o mata-mata ganhando do Schalke 04, na Alemanha, em jogo válido pela ida das oitavas-de-final. A derrota por 4x3 não impediu o Real de avançar até as quartas, onde eliminou o rival Atlético de Madrid. Nas semi-finais, no entanto, os merengues cairiam diante da Juventus, com um agregado de 3x2.




O grande destaque da fase de grupos, no entanto, foi o atacante brasileiro Luiz Adriano, do Shakhtar Donetsk, que marcou oito gols em dois jogos contra  FC BATE Borisov.



Caminho do Barcelona até a Final




Uma temporada que prometia ser complicada, ameaçou turbulências, mas que no fim, pode ser perfeita. Diversas dúvidas sobre o trabalho de Luis Henrique e o seu relacionamento com peças chaves do elenco Culé, em especial Lionel Messi, colocavam em xeque a temporada do Barcelona. Uma derrota no Anoeta para a Real Sociedad, no primeiro jogo do ano de 2015, válido pelo Campeonato espanhol, parecia anunciar mais uma temporada sem títulos no Camp Nou. Mas entre Anoeta e Berlim, muita coisa aconteceu, para o Bem do barça.





O cargo de Luís Henrique foi colocado em perigo, mas uma vitória sobre o Atlético de Madrid, uma semana depois, foi o anúncio de que coisas melhores viriam pela frente. A classificação contra o Atlético de Madrid nas quartas de final da Copa do Rei da Espanha e a sequência de vitórias em La Liga, foram a prova de que o Barça estava preparado para os mata-matas da Champions, que chegaram em fevereiro.




Antes disto tudo, o Barcelona teve de passar pela fase de grupos, onde esteve no grupo F, ao lado de Paris Saint-Germain, Ajax e Apoel. Conseguiu se classificar na primeira colocação, com 16 pontos, obtendo cinco vitórias e um empate. Depois de um primeiro turno morto, com vitórias em casa sobre Apoel e Ajax e uma derrota para o PSG na França, o clube culé embalou mesmo foi na segunda volta. A vitória sobre o Ajax em Amsterdã por 2 x 0, serviu para Messi igualar Raúl na artilharia histórica da Champions League, e no jogo seguinte, a goleada por 4 x 0 sobre o Apoel, com Hat-Trick do argentino, marcou a quebra da marca do lendário madridista. No último jogo da fase de grupos, o Barça decidiu a primeira colocação da Chave com o PSG, e com uma vitória de virada por 3 x 1, com gols dos três integrantes do trio MSN, mostrou que não estava na competição para brincadeiras.



Nas Oitavas de final, o sorteio colocou o Campeão Inglês Manchester City novamente no caminho do Barcelona. A classificação foi até mais tranquila do que no ano anterior, com duas vitórias, uma por 2 x 1 em Manchester e outra por 1 x 0 na Espanha, jogo que só não teve placar mais dilatado por conta da atuação fantástica do arqueiro Citizen, Joe Hart.



Nas quartas de final, o Paris Saint-Germain foi outro a aparecer novamente no caminho do Barcelona, fazendo parecer que as bolinhas da UEFA estão viciadas. Novamente o Barça não teve dificuldades para passar de fase, obtendo duas vitórias, primeiro por 3 x 1 em Paris, com show  e dois golaços de Luis Suárez, depois por 2 x 0 no Camp Nou, com dois tentos de Neymar e um placar agregado de 5 x 1 .







Na semifinal, o adversário do Barcelona seria o forte time do Bayern de Munique, e estava marcado um reencontro com Guardiola, um dos maiores jogadores e técnicos da história da agremiação Catalã. Na ida no Nou Camp, vitória do Barça por 3 x 0 , com os três gols sendo marcados nos 15 minutos finais. Nenhum torcedor Culé vai esquecer dos dois tentos de Messi, especialmente o segundo, quando ele entortou Boateng e o deixou caído no chão, para com uma cavadinha encobrir o goleiro Neuer. O terceiro gol, ainda contou com uma assistência genial do argentino. Na volta, na Alemanha, o Bayern até venceu por 3 x 2, mas o 5 x 3 no agregado colocou o Barcelona decisão, pela primeira vez na era pós-Guardiola.

A Final seria contra a Juventus, que após uma primeira fase com campanha apenas mediana, passou muito bem pelo Borussia Dortmund nas Oitavas, pelo Monaco nas quartas e pelo Real Madrid, nas semi-finais, naquela que foi uma das grandes surpresas do torneio.


A Final



Como já dito, a Decisão da Liga dos Campeões da UEFA 2014–2015 aconteceu no Estádio Olímpico de Berlim, no dia 6 de Junho de 2015. A vitória culé começou a se desenhar logo aos quatro minutos. Messi recebeu pelo meio, e virou o jogo para Jordi Alba. O lateral tocou para Neymar, que viu Iniesta, que rasgou a área e tocou para o croata Ivan Rakitic, que de primeira não deu chances para Buffon e inaugurou o marcador.


O primeiro tempo continuou com o Barça atacando e com a posse de bola, criando situações de gol. A Juventus aos pouco foi se achando no jogo, e começou a ameaçar mais a meta do goleiro Ter Stegen.

Logo no começo do segundo tempo, aos 9 minutos, Marchisio fez uma jogadaça, e Tevez Tévez chutou forte no canto esquerdo de Ter Stegen, que espalmou a bola para a pequena área, onde estava Morata, que só teve o trabalho de tocar para as redes para empatar.
Quando a coisa parecia que ia ficar difícil para os Blaugranas, foi aí que apareceu o Hulk. Não o super-herói, nem o jogador do Zenit, mas sim o cara que quando a situação fica tensa, vira um monstro: Lionel Messi. Ele recebeu a bola em um contra-ataque, arrancou e chutou forte. Buffon chegou a defender, mas não impediu que no rebote, Suárez, no rebote, Suárez fizesse o 2 x 1.
Pouco depois, o Barcelona chegou a marcar com Neymar de cabeça, mas o árbitro Cuneyt Çakir, auxiliado por um dos árbitros de fundo, anulou o lance, indicando que a bola havia tocado na mão de Ney.
Piqué ainda teve a chance de ampliar logo depois, mas zagueiro, não teve intimidade com a bola para finalizar. Zagueiros, aliás, viraram todos os jogadores do Barça no final da partida, espantando até pensamento da Juve da área culé. Neymar, assistido por Suárez, fez o terceiro em um contra-ataque no finalzinho.

Restou esperar o apito Final, para o Barça soltar o grito de é campeão. Esta foi a quinta conquista de Copa dos Campeões/UEFA Champions League da equipe Blaugrana.

Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo, terminaram a competição empatados na artilharia com 10 gols. No critério de desempate, assistências, o argentino levou a melhor, no entanto.





Todos os resultados da Champions League 2014-2015:


Final


Juventus 1-3 Barcelona


Semifinais


Juventus 2-1, 1-1 Real Madrid (Juventus venceu por 3-2 no agregado)

Barcelona 3-0, 2-3 Bayern Munich (Barcelona venceu por 5-3 no agregado)



Quartas-de-final


Paris Saint Germain 1-3, 0-2 Barcelona (Barcelona venceu por 5-1 no agregado)

Porto 3-1, 1-6 Bayern Munich (Bayern Munich venceu por 7-4 no agregado)

Atlético de Madrid 0-0, 0-1 Real Madrid (Real Madrid venceu por 1-0 no agregado)

Juventus 1-0, 0-0 Monaco (Juventus venceu por 1-0 no agregado)



Oitavas-de-final



Schalke 04 0-2, 4-3 Real Madrid (Real Madrid venceu por 5-4 no agregado)

Basel 1-1, 0-4 Porto (Porto venceu por 5-1 no agregado)

Paris Saint Germain 1-1, 2-2 Chelsea (3-3 no agregado, Paris Saint Germain venceu no saldo qualificado)

Shakhtar Donetsk 0-0, 0-7 Bayern Munich (Bayern Munich venceu por 7-0 no agregado)

Bayer Leverkusen 1-0, 0-1 Atlético de Madrid (1-1 no agregado, Atlético de Madrid venceu por 3-2 nos pênaltis)

Arsenal 1-3, 2-0 Monaco (3-3 no agregado, Monaco venceu no saldo qualificado)

Manchester City 1-2, 0-1 Barcelona (Barcelona venceu por 3-1 no agregado)

Juventus 2-1, 3-0 Borussia Dortmund (Juventus venceu por 5-1 no agregado)



Fase de grupos


Grupo A


Olympiacos 3-2 Atlético de Madrid

Juventus 2-0 Malmo

Malmo 2-0 Olympiacos

Atlético de Madrid 1-0 Juventus

Atlético de Madrid 5-0 Malmo

Olympiacos 1-0 Juventus

Malmo 0-2 Atlético de Madrid

Juventus 3-2 Olympiacos

Atlético de Madrid 4-0 Olympiacos

Malmo 0-2 Juventus

Olympiacos 4-2 Malmo

Juventus 0-0 Atlético de Madrid


1. Atlético de Madrid 13pts

2. Juventus 10pts

3. Olympiacos 9pts

4. Malmo 3pts



Grupo B


Liverpool 2-1 Ludogorets

Real Madrid 5-1 FC Basel

FC Basel 1-0 Liverpool

Ludogorets 1-2 Real Madrid

Liverpool 0-3 Real Madrid

Ludogorets 1-0 FC Basel

Real Madrid 1-0 Liverpool

FC Basel 4-0 Ludogorets

FC Basel 0-1 Real Madrid

Ludogorets 2-2 Liverpool

Liverpool 1-1 FC Basel

Real Madrid 4-0 Ludogorets


1. Real Madrid 18pts

2. FC Basel 7pts

3. Liverpool 5pts

4. Ludogorets 4pts



Grupo C


Monaco 1-0 Bayer Leverkusen

Benfica 0-2 Zenit

Bayer Leverkusen 3-1 Benfica

Zenit 0-0 Monaco

Monaco 0-0 Benfica

Bayer Leverkusen 2-0 Zenit

Benfica 1-0 Monaco

Zenit 1-2 Bayer Leverkusen

Bayer Leverkusen 0-1 Monaco

Zenit 1-0 Benfica

Monaco 2-0 Zenit

Benfica 0-0 Bayer Leverkusen


1. Monaco 11pts

2. Bayer Leverkusen 10pts

3. Zenit 7pts

4. Benfica 5pts



Grupo D


Galatasaray 1-1 Anderlecht

Borussia Dortmund 2-0 Arsenal

Arsenal 4-1 Galatasaray

Anderlecht 0-3 Borussia Dortmund

Anderlecht 1-2 Arsenal

Galatasaray 0-4 Borussia Dortmund

Arsenal 3-3 Anderlecht

Borussia Dortmund 4-1 Galatasaray

Anderlecht 2-0 Galatasaray

Arsenal 2-0 Borussia Dortmund

Galatasaray 1-4 Arsenal

Borussia Dortmund 1-1 Anderlecht


1. Borussia Dortmund 13pts

2. Arsenal 13pts

3. Anderlecht pts

4. Galatasaray 1pts



Grupo E


Roma 5-1 CSKA Moscow

Bayern Munich 1-0 Manchester City

CSKA Moscow 0-1 Bayern Munich

Manchester City 1-1 Roma

CSKA Moscow 2-2 Manchester City

Roma 1-7 Bayern Munich

Manchester City 1-2 CSKA Moscow

Bayern Munich 2-0 Roma

CSKA Moscow 1-1 Roma

Manchester City 3-2 Bayern Munich

Roma 0-2 Manchester City

Bayern Munich 3-0 CSKA Moscow


1. Bayern Munich 15pts

2. Manchester City 8pts

3. Roma 5pts

4. CSKA Moscow 5pts



Grupo F


Barcelona 1-0 APOEL

Ajax 1-1 Paris St Germain

Paris St Germain 3-2 Barcelona

APOEL 1-1 Ajax

APOEL 0-1 Paris St Germain

Barcelona 3-1 Ajax

Paris St Germain 1-0 APOEL

Ajax 0-2 Barcelona

APOEL 0-4 Barcelona

Paris St Germain 3-1 Ajax

Barcelona 3-1 Paris St Germain

Ajax 4-0 APOEL


1. Barcelona 15pts

2. Paris St Germain 13pts

3. Ajax 5pts

4. APOEL 1pts



Grupo G


Chelsea 1-1 Schalke 04

NK Maribor 1-1 Sporting Lisbon

Sporting Lisbon 0-1 Chelsea

Schalke 04 1-1 NK Maribor

Schalke 04 4-3 Sporting Lisbon

Chelsea 6-0 NK Maribor

Sporting Lisbon 4-2 Schalke 04

NK Maribor 1-1 Chelsea

Schalke 04 0-5 Chelsea

Sporting Lisbon 3-1 NK Maribor

Chelsea 3-1 Sporting Lisbon

NK Maribor 0-1 Schalke 04


1. Chelsea 14pts

2. Schalke 04 8pts

3. Sporting Lisbon 7pts

4. NK Maribor 3pts



Grupo H


Porto 6-0 Bate Borisov

Athletic Bilbao 0-0 Shakhtar Donetsk

Shakhtar Donetsk 2-2 Porto

Bate Borisov 2-1 Athletic Bilbao

Bate Borisov 0-7 Shakhtar Donetsk

Porto 2-1 Athletic Bilbao

Shakhtar Donetsk 5-0 Bate Borisov

Athletic Bilbao 0-2 Porto

Bate Borisov 0-3 Porto

Shakhtar Donetsk 0-1 Athletic Bilbao

Porto 1-1 Shakhtar Donetsk

Athletic Bilbao 2-0 Bate Borisov


1. Porto 14pts

2. Shakhtar Donetsk 9pts

3. Athletic Bilbao 7pts

4. Bate Borisov 3pts


Play-Offs


Salzburg 2-1, 0-3 Malmo (Malmo venceu por 4-2 no agregado)

Steaua Bucharest 1-0, 0-1 PFC Ludogorets (1-1 no agregado, PFC Ludogorets venceu por 6-5 nos pênaltis)

Besiktas 0-0, 0-1 Arsenal (Arsenal venceu por 1-0 no agregado)

FC Copenhagen 2-3, 0-4 Bayer Leverkusen (Bayer Leverkusen venceu por 7-2 no agregado)

Napoli 1-1, 1-3 Athletic Bilbao (Athletic Bilbao venceu por 4-2 no agregado)

Lille 0-1, 0-2 Porto (Porto venceu por 3-0 no agregado)

Standard Liege 0-1, 0-3 Zenit (Zenit venceu por 4-0 no agregado)

Slovan Bratislava 1-1, 0-3 Bate Borisov (Bate Borisov venceu por 4-1 no agregado)

Aalborg 1-1, 0-4 APOEL Nicosia (APOEL Nicosia venceu por 5-1 no agregado)

NK Maribor 1-1, 1-0 Celtic (NK Maribor venceu por 2-1 no agregado)


3º Eliminatória


Debrecen 1-0, 1-3 Bate Borisov (Bate Borisov venceu por 3-2 no agregado)

NK Maribor 1-0, 2-2 Maccabi Tel-Aviv (NK Maribor venceu por 3-2 no agregado)

FK Aktobe 2-2, 1-2 Steaua Bucharest (Steaua Bucharest venceu por 4-3 no agregado)

Slovan Bratislava 2-1, 0-0 FC Sheriff (Slovan Bratislava venceu por 2-1 no agregado)

Sparta Prague 4-2, 0-2 Malmo (4-4 no agregado, Malmo venceu no saldo qualificado)

Legia Warsaw 4-1, 2-0 Celtic

(Legia Warsaw subsequently found to have fielded suspended player so Celtic awarded 3-0 venceu por in second leg and venceu no saldo qualificado)

PFC Ludogorets 0-0, 2-2 Partizan Belgrade (2-2 no agregado, PFC Ludogorets venceu no saldo qualificado)

HJK Helsinki 2-2, 0-2 APOEL Nicosia (APOEL Nicosia venceu por 4-2 no agregado)

Aalborg 0-1, 2-0 Dinamo Zagreb (Aalborg venceu por 2-1 no agregado)

Qarabag 2-1, 0-2 Salzburg (Salzburg venceu por 3-2 no agregado)

AEL Limassol 1-0, 0-3 Zenit (Zenit venceu por 3-1 no agregado)

Dnipro 0-0, 0-2 FC Copenhagen (FC Copenhagen venceu por 2-0 no agregado)

Feyenoord 1-2, 1-3 Besiktas (Besiktas venceu por 5-2 no agregado)

Grasshoppers 0-2, 1-1 Lille (Lille venceu por 3-1 no agregado)

Standard Liege 0-0, 2-1 Panathinaikos (Standard Liege venceu por 2-1 no agregado)


2º Eliminatória


Bate Borisov 0-0, 1-1 KS Skenderbeu(1-1 no agregado, Bate Borisov venceu no saldo qualificado)

FC Santa Coloma 0-1, 0-2 Maccabi Tel-Aviv (Maccabi Tel-Aviv venceu por 3-0 no agregado)

Dinamo Tbilisi 0-1, 0-3 FK Aktobe (FK Aktobe venceu por 4-0 no agregado)

HSK Zrinjski 0-0, 0-2 NK Maribor (NK Maribor venceu por 2-0 no agregado)

FC Sheriff 2-0, 3-0 FK Sutjeska (FC Sheriff venceu por 5-0 no agregado)

Sparta Prague 7-0, 1-1 Levadia (Sparta Prague venceu por 8-1 no agregado)

Malmo 0-0, 1-0 FK Ventspils (Malmo venceu por 1-0 no agregado)

Slovan Bratislava 1-0, 2-0 The New Saints (Slovan Bratislava venceu por 3-0 no agregado)

KR Reykjavik 0-1, 0-4 Celtic (Celtic venceu por 5-0 no agregado)

Cliftonville 0-0, 0-2 Debrecen (Debrecen venceu por 2-0 no agregado)

Partizan Belgrade 3-0, 3-1 HB Torshavn (Partizan Belgrade venceu por 6-1 no agregado)

Legia Warsaw 1-1, 5-0 St Patricks Athletic (Legia Warsaw venceu por 6-1 no agregado)

FK Rabotnicki 0-0, 1-2 HJK Helsinki (HJK Helsinki venceu por 2-1 no agregado)

Dinamo Zagreb 2-0, 2-0 VMFD Zalgiris (Dinamo Zagreb venceu por 4-0 no agregado)

PFC Ludogorets 4-0, 1-1 F91 Dudelange (PFC Ludogorets venceu por 5-1 no agregado)

Valetta 0-1, 0-4 Qarabag (Qarabag venceu por 5-0 no agregado)

Stromsgodset 0-1, 0-2 Steaua Bucharest (Steaua Bucharest venceu por 3-0 no agregado)


1º Eliminatória


Lincoln Red Imps 1-1, 2-5 HB Torshavn (HB Torshavn venceu por 6-3 no agregado)

FC Santa Coloma 1-0, 2-3 Banants (3-3 no agregado, FC Santa Coloma venceu no saldo qualificado)

La Fiorita 0-1, 0-7 Levadia (Levadia venceu por 8-0 no agregado)






Ficha técnica da Final:


UEFA Champions League 2014-2015 - Final



Juventus 1 x 3 Barcelona

Escalações:



Juventus: 
Buffon; Lichtsteiner, Bonucci, Barzagli e Evra; Pirlo, Pogba, Marchisio e Vidal; Morata e Tévez. Técnico: Massimiliano Allegri.
Barcelona: Ter-Stegen; Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Alba; Busquets, Rakitic e Iniesta; Luis Suárez, Messi e Neymar. Técnico: Luis Enrique.




Local: Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha

Árbitro: Cuneyt Cakir (TUR)
Cartões amarelos: Arturo Vidal, Paul Pogba (Juventus)

Vídeo com os Gols da Final: