A carreira de Roberto Mancini como treinador, foi de altos e baixos. Os títulos italianos com a Internazionale, e a Premier League ganha com o Manchester City em 2012, no último instante da temporada, foram os picos. Mas de lá para cá, ele decepcionou no Galatasaray, na sua nova passagem pela Inter, e mais recentemente no Zenit, onde gastou mais de cem milhões de euros em contratações, e não se classificou para a Champions League. Pois será este o homem que terá a missão de classificar a Itália para a Euro 2020, e a Copa do Mundo 2022, após o país ficar de fora do Mundial em 2018.

Para substituir o demitido Ventura, a Federação italiana, não foi atrás de Conte, Ancelotti, ou Gian Piero Gasperini, mas sim de um treinador intermediário. Mancini não é um treinador que fez boas campanhas com seus clubes em nível internacional, tendo sempre dificuldades na disputa da UEFA Champions League, e seus times não são do tipo que controlam os ritmos de jogo, mas sim, são muito físicos e verticais. Mancini gosta de ganhar de 1 a 0, e não tem uma linha tática preferencial (4-4-2, 4-3-3, 3-5-2), e fica a dúvida, se ele é o que a Itália precisava. Sua gestão de elenco, no momento, parece ser o mais positivo que há nele, na comparação com Conte, por exemplo.

Mancini deve começar seu time por uma zaga forte, com Bonucci e Romagnoli ou Caldara, buscando defender bem a sua área. Seus laterais deverão ter capacidade de profundizar o time, sendo muito provavelmente Zappacosta e Spinazzola, um de cada lado. Os dois alas devem chegar bastante na linha de fundo buscando o cruzamento, e também dando amplitude ao time. A equipe também certamente, terá um interior com capacidade de infiltração e condução, como Bonaventura ou Pellegrini, e dois atacantes como Belotti, Petagna e Zaza, ou então um atacante mais de extremo, como Bernardeschi, que também pode ser mediapunta no 4-2-3-1. Nomes como Gagliardini, Barella, Cristante e Benassi, também devem ganhar destaque nesta Itália, que terá como desafio, não ser rebaixada na Liga das Nações, a partir do próximo semestre.