Chivas é campeão da CONCAChampions


Um jejum de décadas. Desde 1962, o Chivas não era campeão de clubes da Concacaf. Nesta quarta-feira, jogando em casa, o rebanho precisou do desempate por pênaltis para conquistar o seu primeiro título da Liga dos Campeões da CONCACAF, batendo o Toronto FC, no estádio de Akron, em uma final que teve mais erros do que acertos, de parte a parte. Os Rojiblancos  mantém assim o domínio da Liga MX no torneio continental. Esta foi a 13ª conquista consecutiva de clubes mexicanos do certame, enquanto os times da Major League Soccer não conseguem levantar o troféu desde 2000.
O time de Greg Vanney foi superior no somatório dos 180 minutos da final. Com Michael Bradley como zagueiro, e Jonathan Osorio como meio-campista, o Toronto saiu do seu 5-3-2, para atuar no 4-4-2, facilitando os encaixes. O Chivas procurou ter a posse da bola, e até certo ponto conseguiu, mas mais uma vez seus melhores lances foram roubando em zonas adiantadas. O time treinado por Matias Almeyda jogou melhor do que no BMO Field, há uma semana.

Já vitoriosos por 2 a 1 na ida, os mexicanos ampliaram sua vantagem ao abrirem o placar aos 18 minutos, após Orbelín Pineda receber passe de Rodolfo Pizarro, e tocar na saída de Alexander Bono. Os visitantes, no entanto, empataram pouco depois, aos 24 minutos, quando Nicolas Hasler encontrou Jozy Altidore na área, e o atacante americano mandou para o gol. Aos 43 minutos, os canadenses viraram, com o italiano Sebastian Giovinco recebendo de Marco Delgado, chutando sem chance de defesa para Rodolfo Cota. O duelo seguiu com este placar na etapa final, mesmo que nos acréscimos, Delgado tenha aparecido livre, dentro da área, mas chutado por cima.

Nas cobranças de pênaltis, o Chivas converteu quatro arremates, enquanto Jonathan Osorio chutou no travessão, e Michael Bradley isolou, dando o título para o conjunto mexicano.