Guia da Copa do Mundo 2018: Portugal



Esta será a primeira Copa do Mundo de Portugal após conquistar o título da Euro, algo que lhe dá a condição social de ser um dos favoritos à taça. De maneira geral, a seleção de Portugal vai à Rússia, com um modelo de jogo consolidado. O time é muito bem organizado pelo treinador Fernando Santos, que busca ao máximo potencializar suas peças, em especial Cristiano Ronaldo, seu grande nome. A renovação, que já vem sendo feita, de maneira natural, colocou nomes como Bernardo Silva (Manchester City) e André Silva (Milan), que viraram peças chave no elenco. O primeiro, joga na extrema, e é um reforço e tanto na armação, enquanto o outro é o nove associativo que Ronaldo tanto precisava.

A defesa, conta com nomes experientes, como Bruno Alves, Pepe e José Fonte para a zaga, e Eliseu e Coentrão para a lateral-esquerda, enquanto Rui Patrício segue soberano no gol, e o jovem Cedric tomou conta da lateral-direita. Na frente da área, William Carvalho é o "trinco", que assegura o vigor físico, com João Moutinho sendo mais responsável pela criação. Já Raphael Guerreiro tem ótima capacidade associativa e de criação, podendo atuar como extremo, lateral, ou interior pela esquerda.

A seleção portuguesa atuou durante todas as eliminatórias no 4-4-2, esquema que possibilita à Cristiano Ronaldo ter um nove para trabalhar na referência e fora da área, minimizando suas obrigações em campo, sem o time deixar se ter extremos, e jogadores com capacidade de criação e execução. Assim, CR7 pode utilizar de maneira mais precisa as suas qualidades atuais, que são o ataque ao espaço, e a finalização em espaços curtos, sendo o jogador com poder decisivo, algo que dele se espera.

A melhor campanha de Portugal em Copas do Mundo, foi um terceiro lugar de 1966, liderada por Eusébio. Em 2006, com o comando de Felipão, o time do veterano Figo e do jovem Cristiano Ronaldo foi quarto colocado. Desta vez, o time chega como campeão da Eurocopa, condição que lhe trás mais atenções, que podem significar dificuldades. Contudo, muito provavelmente, nunca uma seleção portuguesa foi tão forte assim para um Mundial, como este time de Fernando Santos vai à Rússia. A base é sólida, e não depende de Cristiano Ronaldo para vencer, o que não significa que CR7, não possa fazer a diferença em cenários necessários.



Sistema tático: 4-4-2
Craque: Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
A esperança: Bernardo Silva (Machester City)
Treinador: Fernando Silva


Time-base: Rui Patrício; Cedric Soares, José Fonte, Pepe e Eliseu; William Carvalho, João Mário, João Moutinho e Bernardo Silva; Cristiano Ronaldo e André Silva.



Lista de convocados para a Copa do Mundo 2018:



Goleiros: Anthony Lopez (Lyon, FRA), Beto (Goztepe, TUR) e Rui Patrício (Sporting, POR).

Defensores: Bruno Alves (Rangers, ESC), Cédric Soares (Southampton, ING), José Fonte (Dalian Yifang, CHI), Mário Rui (Napoli, ITA), Pepe (Besiktas, TUR), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund, ALE), Rúben Dias (Benfica, POR) e Ricardo Pereira (Porto).

Meio-campistas: Adrien Silva (Leicester, ING), Bruno Fernandes (Sporting), João Mário (West Ham, ING), João Moutinho (Monaco, FRA), Manuel Fernandes (Lokomotiv Moscou, RUS) e William Carvalho (Sporting).

Atacantes: André Silva (Milan, ITA), Bernardo Silva (Manchester City, ING), Cristiano Ronaldo (Real Madrid, ESP), Gelson Martins (Sporting), Gonçalo Guedes (Valencia, ESP) e Ricardo Quaresma (Besiktas, TUR).







Imagem: FIFA