O Parma está de volta


Na última sexta-feira, o Parma regressou à Serie A, após três anos de seu triste rebaixamentos. Jogado à 4ª divisão por conta de problemas financeiros, o ex-time da Parmalat foi subindo aos poucos, mas como um relâmpago, está de volta à elite do futebol italiano. O Parma já teve nas suas fileiras, nomes como Gianluigi Buffon, Fabio Cannavaro, Gianfranco Zola, Lilian Thuram, Juan Sebastián Verón, Hernán Crespo, Amoroso, Faustino Asprilla, Adriano, e outros.

Em 2015, o Parma teve decretada a sua segunda falência, e foi rebaixado à quarta divisão do campeonato italiano. Bicampeão da Copa da UEFA (hoje Europa League), tendo a conquistado nas temporadas 1994-95 e 1998-99, e tri da Copa da Itália, tendo sido vencedor nas edições 1991-92, 1998-99 e 2001-02 do torneio, o time gialloblú teve de recomeçar do zero, com o nome de Parma Calcio 1913. Com um acesso atrás do outro, o Parma se tornou o primeiro clube na história do futebol italiano capaz de conseguir três acessos de forma consecutiva, subindo da quarta à primeira divisão em apenas três anos. Teve 60% das suas ações vendidas ao grupo chinês Desport, que pertence à Jiang Li Zhang, atual dono do Granada, da Espanha, o que ajudou na reconstrução.

O time de Roberto D'Aversa começou a caminhada na Serie B bem, e terminou ela como vice-campeão, com 72 pontos, somando 21 vitórias, nove empates e doze derrotas em 42 jogos, ficando treze pontos atrás do campeão Empoli. O histórico clube italiano venceu fora de casa, o Spezia, por 2 a 0, com gols de Fabio Ceravolo e de Amato Ciciretti, e beneficiou-se do tropeço do Frosinone, que tinha tudo para se juntar ao Empoli, mas empatou em casa em 2 a 2 com o Foggia, tendo sofrido o empate no minuto 89.


O veterano atacante Emanuele Calaiò,  foi o artilheiro do Parma na Serie B, com 13 gols marcados em 35 jogos. Aos 40 anos, o zagueiro Alessandro Lucarelli disputou 32 partidas, e marcou três gols.