O Brasil venceu a Sérvia por 2 a 0 nessa quarta-feira, e avançou às oitavas de final da Copa do Mundo 2018, na liderança do grupo E. A Suíça, que empatou em 2 a 2 com a Costa Rica, ficou com a segunda colocação.

O Brasil começou o jogo sem pressa, pois o resultado de empate lhe servia. A saída de bola cadenciada foi repetida, e a Sérvia não subiu marcação de começo, com medo de sofrer ataques em campo aberto. O Brasil só sentiu mesmo foi a saída de Marcelo, lesionado, aos 15 minutos de jogo. Com Felipe Luís, seguiu buscando controlar e tirar a velocidade da partida, evitando os duelos físicos.

Servia vs Brasil - Football tactics and formations

A Sérvia, mais forte na parte física, buscou sempre as jogadas laterais e os cruzamentos, que o Brasil suportou bem durante todo o primeiro tempo. O posicionamento dos defensores, e as saídas de Alisson do gol, asseguraram o placar fechado na meia hora inicial. Apenas aos 36 minutos de partida, o gol brasileiro, enfim saiu. Após um belo lançamento de Coutinho, Paulinho tocou por cima do goleiro sérvio Stoijkovic, e abriu o placar.

No começo do segundo tempo, o Brasil sofreu com o jogo físico da Sérvia, que subiu seus volantes para ganhar a segunda bola, e encurralar a seleção em sua área, alçando a bola nela várias vezes. Mas de tanto buscar o jogo aéreo, a Sérvia sofreu com o ele. Aos 23 minutos do segundo tempo, Thiago Silva tocou de cabeça para o gol, após uma cobrança de escanteio de Neymar, ampliando o placar, e dando números finais ao mesmo. Bastou ao Brasil controlar os ritmos, e desacelerar o jogo para comemorar a vitória.

Nas oitavas-de-final, o Brasil entra em campo na próxima segunda-feira (2), às 11h, para enfrentar o México.