Com gols de Philipe Coutinho e Neymar, o Brasil venceu a Costa Rica por 2 a 0, e somou importantes três pontos na Copa do Mundo 2018. Essa versão brasileira da Copa do Mundo, em pouco lembra o time das eliminatórias. O Brasil saiu do ataque funcional para o posicional, trocando os lesionados Daniel Alves e Renato Augusto por Fagner e William. Danilo e Fred também se machucaram, e Tite optou por não levar Rafinha e Arthur ao Mundial, que seriam jogadores mais próximos dos titulares.
O jogo do Brasil nas eliminatórias, em muito passava por concentrar jogadores pela esquerda, e resolver por lá, ou inverter para Paulinho atacando espaço. Hoje, sem Renato e Dani na base, e com William dando amplitude todo tempo, há muita gente para dar volume no terço final, mas pouco caminho para equilibrar por trás. Assim o Brasil perdeu hierarquia, ganhou em ímpeto ofensivo e capacidade possessiva, mas não necessariamente melhorou.
O 5-4-1 da Costa Rica negou espaços ao Brasil por noventa minutos, e só ruiu nos acréscimos. O gol de Neymar, o segundo após Coutinho abrir o placar já nos acréscimos, foi fundamental no saldo, e pode ter colocado o Brasil nas oitavas-de-final, caso as tendências sejam confirmadas na rodada final.
0 Comentários