Depois de 12 anos, a Polônia está de volta aos Mundiais de futebol. O time do técnico Adam Nawalka foi muito bem na Euro, e nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, somou oito em 10 jogos, garantindo sua vaga na Copa com alguma facilidade, sendo inclusive cabeça-de-chave no sorteio dos grupos. Robert Lewandowski, foi o capitão, craque e goleador da equipe nesta campanha, somando 16 gols, e garantindo respeito à um selecionado, que possui argumentos para competir na Rússia.

Nawalka montou um time sólido, que parte da espinha dorsal formada por Szczesny, Glik, Krychowiak e Lewandowski, e que ainda conta com os laterais Piszczek e Rybus, e os extremos Blaszczykowski, que joga pela direita, e Grosicki, que joga pela esquerda, de onde gerou uma boa parte dos gols poloneses nas eliminatórias. O 4-2-3-1, facilmente vira 4-1-4-1, dependendo da posição dos interiores, que geralmente são Kapustka e Piotr Zieliński, podendo um deles recuar e formar um doble-pivote com Krychowiak.


Seria uma enorme decepção se a Polônia não passasse de fase nesta Copa, estando em um grupo acessível, com Polônia, Japão e Senegal. Pode avançar inclusive mais uma fase, já que o grupo H cruza com o G, que possui as seleções da Bélgica, da Inglaterra, do Panamá, e da Tunísia. Os dois europeus são rivais à altura do nível de Lewandowski e seus companheiros, o que deve gerar um duelo equilibrado.



Sistema tático: 4-2-3-1

Craque: Robert Lewandowski (Bayern de Munique)

A esperança: Piotr Zieliński (Napoli)

Treinador: Adam Nawałka



Time-base: Szczesny; Piszczek, Salamon, Glik e Rybus; Krychowiak, Kapustka e Zielinski; Kuba, Milik e Lewandowski.



Lista de convocados para a Copa do Mundo 2018:


Goleiros: Bartosz Bialkowski (Ipswich, ING), Lukasz Fabianski (Swansea, ING) e Wojciech Szczesny (Juventus, ITA).

Defensores: Jan Bednarek (Southampton, ING), Bartosz Bereszynski (Sampdoria, ITA), Thiago Cionek (Spal, ITA), Kamil Glik (Monaco, FRA), Artur Jedrzejczyk (Legia), Michal Pazdan (Legia) e Lukasz Piszcek (Borussia Dortmund, ALE).

Meio-campistas: Jakub Blaszcykowski (Wolfsburg, ALE), Jacek Goralski (Ludogorets, BUL), Kamil Grosicki (Hull, ING), Grzegorz Krychowiak (West Bromwich, ING), Rafal Kurzawa (Gornik Zabrze), Karol Linetty (Sampdoria, ITA), Slawomir Peszko (Lechia Gdansk), Maciej Rybus (Lokomotiv Moscou, RUS) e Piotr Zielinski (Napoli).

Atacantes: Dawid Kownacki (Sampdoria, ITA), Robert Lewandowski (Bayern de Munique, ALE), Arkadiusz Milik (Napoli, ITA) e Lukasz Teodorczyk (Anderlecht, BEL).






Imagem: FIFA.com