Japão e Senegal fizeram um jogo disputado em Ecaterimburgo, com quatro gols e muita ação. O empate em 2 a 2 mostrou um Japão veloz, e um Senegal fisicamente mais forte, o que gerou um jogo equilibrado.

Senegal jogou em um 4-3-3, onde Gueye ficava na base da jogada, e passava para o 4-4-2 em fase defensiva. Mais uma vez, o jogo senegalês passou por passar direto ao ataque, propondo duelos de Niang contra a zaga japonesa, liderada por Yoshida. Já o Japão, sempre buscava a jogada curta, buscando de maneira associativa se estabelecer em campo rival.

Senegal vs Japao - Euro 2016 - Football tactics and formations

Tudo começou à feição de Senegal. À direita, Sarr procurava jogar em cima de Nagatomo. E foi pelo lado canhoto que Sabaly,  disparou um cruzamento que Kawashima rebateu, e Mané, apareceu oportunista na área, aproveitando o rebote. A partir de então, o Japão, com Hasebe ou Shibasaki baixando na linha de defesa, melhorou a sua saída de jogo, e parecia questão de tempo a igualdade. E ela veio, em uma bola longa e precisa de Shibasaki, procurando as costas de Wague, e encontrando Nagatomo, que conseguiu se conectar com Inui, que num chute no canto, encontrou o empate.
O empate foi bom para o Japão, que começou a encontrar Inui, tanto dentro como fora. No entanto, quando os asiáticos tinham tido a chance de marcar o gol da virada duas vezes seguidas, com Osako e o próprio Inui, num contra-ataque, veio o segundo gol dos Leões de Teranga. Mané jogou com Sabaly, e Niang serviu Wague, sem marcação, para colocar o 2 a 1 no placar.

Perdendo, o técnico Nishino mandou ao campo Okazaki e Honda, pelo centro e a direita, respectivamente. Seria o maior artilheiro japonês em Copas, com assistência de Inui, precedido por um erro do goleiro senegalês Khadim Ndiaye, em uma saída de gol ruim, o responsável por empatar, e decretar o 2 a 2 final.

Com 4 pontos, ambos os selecionados chegam à terceira rodada dependendo de si para se classificar. O Japão enfrenta a Polônia em Volgogrado, e Senegal joga contra a Colômbia em Samara. As duas partidas ocorrem na próxima quinta-feira, às 11h.