Just Fontaine

Desde a Copa do Mundo e 1958, ninguém conseguiu superar Just Fontaine. Autor de 13 gols naquele Mundial, o atacante nascido no Marrocos, mas que defendia a França, é o jogador com mais gols em uma única Copa, e é possível que sempre será. Por algum tempo, Fontaine foi o maior artilheiro da história das Copas do Mundo, mesmo tendo feito todos os seus gols em uma só Copa.

Natural de Marrakech, Fontaine começou a carreira no USM Casablanca do Marrocos, e se transferiu para o Nice em 1953, onde marcou 43 gols em 69 jogos, conquistando a Copa da França em 1954, e o Campeonato Francês em 1956. Depois, se transferiu para o Stade de Reims, para substituir Raymond Kopa, que havia ido para o Real Madrid. Boa Rouges, ele fez 122 gols em 131 jogos, em seis temporadas, conquistando três Campeonatos Franceses, uma Copa da França, duas Supercopas da França e um vice da Liga dos Campeões da Europa.

Na Copa do Mundo de 1958, na Suécia, Fontaine formou ao lado de Kopa um ataque letal, e marcou 13 gols no decorrer do Mundial. Esta seleção francesa só caiu na Copa nas semifinais, diante do Brasil, de Pelé, Didi e Garrincha. Até hoje, só Fontaine em 1958, e Jairzinho em 1970, fizeram gols em todos os jogos de sua seleção na Copa do Mundo, em uma seleção que jogou mais de um jogo no torneio. Marcas fantásticas, e no momento atual, quase insuperáveis, pelo contexto.