Portugal venceu Marrocos por 1 a 0 nesta quarta-feira, na abertura da segunda rodada do grupo B da Copa do Mundo 2018. O gol do selecionado português foi marcado por Cristiano Ronaldo aos 4 minutos de jogo, de cabeça, após uma cobrança de escanteio. Nos restantes minutos do encontro, o que o time de Fernando Santos mostrou foi pouco, menos do que na estréia contra a Espanha.




O técnico alterou a sua equipe, colocando João Mario como um atacante, deslocando Gonçalo Guedes para a extrema esquerda, e sacando Bruno Fernandes da equipe. Sem um homem de velocidade ou força ao lado de Cristiano Ronaldo, ou mesmo um jogador associativo como Benzema ou André Silva, Portugal ficou sem profundidade, longe do gol adversário, e empurrado contra o seu, pelo ímpeto marroquino.

O time treinado por Herve Renard conseguiu imprimir uma pressão forte na marcação na frente, roubar em zonas adiantadas, e criar jogadas pela direita, levando a bola à área de Portugal por todo o tempo. O time português só melhorou após Fernando Santos colocar Gelson Martins no lugar de João Mário. Com um homem a mais no meio-campo, William Carvalho pode subir mais para roubar, o que encurtou os espaços e afastou a bola da área portuguesa. No fim, os movimentos do pivote, as defesas de Rui Patrício, o gol de Cristiano Ronaldo, e o trabalho de Pepe e Fonte limpando a área, deram os três pontos aos atuais campeões da Europa.