Colômbia e Inglaterra já imaginavam se enfrentar nas oitavas-de-final da Copa do Mundo 2018, mas não esperavam contar com um caminho tão facilitado para chegar até a final, com as eliminações de Alemanha, Argentina e Espanha, três das cinco seleções favoritas ao título da competição. Assim, quem avançasse deste confronto desta Terça-feira, sabia que poderia ter boas condições de estar na final, e há 90 minutos do sonho de ganhar uma Copa do Mundo. E, entre a inércia, a vantagem, e a frustração, a Inglaterra superou a Colômbia, e é quem avança para encarar a Suécia nas quartas-de-final, e passando, Croácia ou Rússia nas semis.


Inglaterra vs Colombia - Football tactics and formations


A Inglaterra começou o jogo com muita intensidade, saindo bem de trás, e acelerando na frente. Contudo, a Colômbia conseguiu encaixar a sua marcação sobre o rival. O time de Pekermann encaixou jogadores em peças-chave da equipe dirigida por Southgate, cortou linhas de passe, e controlou ações do rival, embora com a bola, tenha concentrado seu jogo pelo lado direito, mas com Cuadrado e Quintero acelerando, e sem James Rodríguez, qualquer jogada de maior tempo tinha de passar por Falcao García, que apoiando deixava a área sem referência, e na referência via pouca coisa surgir fora da área. O atacante do Monaco começou o jogo como atacante pela esquerda, com Quintero mediapunta, e Cuadrado pela direita. Barrios afundava entre os zagueiros, apesar de partir da posição de volante, e tinha de se desdobrar, pois via Harry Kane tentando levar Mina e Sanchez para os lados, a cada desmarque de apoio.

No segundo tempo, os ingleses abriram o placar, com Harry Kane cobrando um pênalti, marcado após uma cobrança de escanteio, em que Carlos Sanchez se escorou no próprio atacante do Tottenham. Sem conseguir fluir os apoios de Dele Alli, Lingard e Sterling, o English Team não conseguiu mais atacar com consistência, e viu a Colômbia adotar uma formação com três zagueiros, com Cuadrado e Mojica como alas, e Muriel, Bacca e Falcao na frente, indo para cima. Mas só no finalzinho, com um gol de cabeça do zagueiro Yerri Mina, após uma cobrança de escanteio, os Cafeteros empataram. O gol levou o jogo para a prorrogação, onde a Colômbia cresceu, mas não conseguiu marcar, e a Inglaterra sentiu o golpe, mesmo com Soutghate tentando ir para cima, ao colocar Rose e Marcus Rashford. Isso levou o jogo para as penalidades, algo cruel para o English Team, tão frustrado em sua história recente, nesse tipo de disputa. Mas, com uma defesa de Pickford e uma de Ospina, venceu a seleção britânica, que ainda viu o colombiano Árias acertar a trave.