A Espanha apresentou sérios problemas na transição defensiva no decorrer do Mundial, e ao tentar os consertar, acabou eliminada da Copa do Mundo 2018. Com mais de 80% da posse de bola contra a Rússia, não conseguiu ser contundente, e após um empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, sucumbiu na disputa por pênaltis diante dos anfitriões, com o goleiro Akinfeev detendo as cobranças de Koke e Iago Aspas.

As duas seleções começaram o jogo com alterações importantes. A Espanha começou com Iniesta no banco, ao lado de Dani Carvajal e Lucas Vazquez, com Koke, Asensio e Nacho ganhando espaço entre os titulares. A idéia era ter amplitude e melhorar a transição defensiva. Já a Rússia, adotou uma nova linha de cinco atrás, com Kudryashov entrando no XI titular, e Cherysev saindo, e Kuzyaev substituindo Gazinskyi.

O jogo começou com as duas seleções cautelosas. A Rússia marcava atrás e não forçava as saídas, e a Espanha tocava a bola, sem acelerar. Mesmo assim, marcou logo no começo, com um gol contra de Ignashevich. A Rússia apostava no jogo direto com Dzyuba, e foi ele o responsável por empatar o jogo, em uma cobrança de pênalti. Mesmo nesse cenário, a Rússia não deixou de marcar com blocos baixos.

Na volta do intervalo, Stanislav Cherchesov  colocou o zagueiro Granat no lugar de Zhirkov, e Chreysev no lugar de Samedov. Também sacou Dzyuba, para a entrada de Smolov. A Espanha sacou Koke para a entrada de Iniesta, enquanto Nacho deu lugar à Dani Carvajal, e Diego Costa saiu, para a entrada de Iago Aspas. Na prorrogação, Rodrigo Moreno, também entrou. Mas pouco mudou o cenário de uma Espanha muito possessiva, mas pouco agressiva, que na loteria dos pênaltis, errou as suas cobranças com Koke e Iago Aspas, e deu adeus ao Mundial, ao ver a Rússia converter todas as suas cobranças.

Espanha vs Russia - Football tactics and formations

A saída de Julen Lopetegui há 48 horas da estréia espanhola na Copa do Mundo para a entrada de Fernando Hierro, não melhorou em nada, e acentuou alguns problemas espanhóis. Já a Rússia, foi corrigindo problemas no caminho, e agora está há dois jogos de uma quase impossível final, nas expectativas do começo do Mundial.