Lionel Messi é o melhor e mais genial jogador do planeta, e Cristiano Ronaldo foi o mais decisivo do último lustro. Mas em 2018, a Bola de Ouro poderia muito bem ir para um novo dono, quebrando uma hegemonia de dez anos. Se o "The Best" da FIFA deve ser mesmo de CR7, com Messi ficando em segundo, por mais do que um concurso de desempenho, ser uma disputa de popularidade, no Ballon d'or, as coisas podem ser diferentes.

A Bola de Ouro é uma premiação da revista francesa France Football, e desde que houve a separação com o prêmio da FIFA, há um lobby forte para um jogador francês e/ou que joga na França o conquistar. Em 2016, havia uma campanha para Griezmann ganhar, e em 2017, para Neymar levar. Mas faltava um grande argumento. Em 2016, Griezmann foi derrotado com a seleção francesa na final da Euro, e perdeu a decisão da Champions League com o Atlético, para Portugal e Real Madrid, ambos de Cristiano Ronaldo. Em 2018, no entanto, o francês foi campeão da Liga Europa com o time colchonero, e conquistou a Copa do Mundo com a França, tendo bom desempenho. Foi bem em La Liga, mas não foi campeão, e nem melhor do que Messi, e seu Atlético foi eliminado na fase de grupos da Champions League. Mesmo assim, Antonie Griezmann é favorito para levar a Bola de Ouro 2018.

Luka Modric não estava em campo na semifinal da Champions League 2014-2015, quando o Real Madrid caiu diante da Juventus, e em cinco  temporadas, não sabe o que é ser eliminado na maior competição da Europa. Além disto, por mais que Sergio Ramos e Cristiano Ronaldo tragam pegada nas duas áreas, é ele, na base da jogada, quem melhor representa o Real Madrid de Carlo Ancelotti e Zidane, com o francês no comando, tricampeão da Europa. Seus gestos na base da jogada, alinham o time, e auxiliam na posse e no pressing. Além disto, Modric foi eleito o MVP do Mundial de Clubes, quando o Real Madrid venceu o Grêmio na final, e foi eleito o Bola de Ouro da Copa do Mundo 2018, onde liderou a Croácia no histórico vice-campeonato. Argumentos de sobra para levar uma Bola de Ouro para casa.

Modric e Griezmann são também os favoritos para levar o prêmio de melhor jogador da UEFA, ao lado de Cristiano Ronaldo. Lionel Messi já conquistou a Chuteira de Ouro da UEFA, e não pode ser desprezado. Além do quarteto, outros nomes também devem aparecer bem cotados na votação da Bola de ouro, como os campeões mundiais Kylian Mbappé e Raphael Varane, os belgas Eden Hazard e Kevin de Bruyne, e o egípcio Mohammed Salah.