Modric é o vencedor do The Best 2018




Luka Modrić venceu o 'The Best', prêmio dado pela FIFA ao melhor jogador do Mundo na temporada. O meio-campista croata do Real Madrid, de 33 anos, também havia sido eleito o melhor da temporada pela  UEFA, e o melhor da Copa do Mundo 2018. Ele quebra a hegemonia de Messi e Cristiano Ronaldo, que desde 2008, levavam para a casa o prêmio da FIFA, sendo ele em parceria com a Bola de Ouro ou não. Ao todo, cada um soma cinco premiações. Modric teve 29,05% dos votos, enquanto Cristiano Ronaldo ficou em segundo com 19,08%, e Salah em terceiro com 11,23%. O último jogador que tinha superado Cristiano Ronaldo e Messi na eleição de melhor do mundo da Fifa, havia sido Kaká, em 2007.

Modric não é o melhor jogador do mundo, mas isso não quer dizer que este prêmio ir para o croata seja uma injustiça. Modric é um jogador fantástico, e um dos pilares do Real na era de domínio na Champions League, que gerou 4 títulos em 5 anos, o último conquistado na recentemente encerrada temporada 2017/18.  Com a Croácia, Modric chegou na final da Copa do Mundo, e foi eleito o melhor jogador do torneio. A Copa possui um peso imenso no apelo popular, e o The Best da FIFA, não deixa de ser uma competição de popularidade.

Também não deixa de ser destacado, após tanto se projetar o sucessor da dupla Ronaldo/Messi nestes prêmios, com nomes como Ibrahimovic, Ribéry, Iniesta, Salah, Dybala, Neymar, Hazard, Bale ou Griezmann sendo apontados, que seja Modric, um jogador outrora pouco badalado, o protagonista do final de uma hegemonia de dez anos.

No feminino, a brasileira Marta levou o prêmio, pela sexta vez na história. Ela havia ganho o penta em 2006/07/08/09/10, e se tornou a maior vencedora do mesmo, entre homens e mulheres. Marta somou 14.73% dos votos, enquanto a jogadora alemã do Lyon Dszenifer Maroszán ficou com 12,86%, e a norueguesa Ada Hegerbergm também do Lyon, somou 12,60%. Marta foi vice-artilheira da NWSL com 13 gols, líder em assistências da mesma com 9 passes decisivos, e teve boas ações com o Orlando Pride nos play-offs, chegando até as semifinais, e ganhando o prêmio de jogadora do mês várias vezes. Além disso, em abril de 2018, ela conquistou a Copa América com a seleção brasileira, levando a Canarinho à Copa do Mundo da França 2019, e aos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

Os outros prêmios distribuídos no The Best, foram o de melhor goleiro de 2018 à Thibaut Courtois, enquanto  Didier Deschamps foi eleito o melhor técnico no masculino, e Reynald Pedros no feminino. Mohammed Salah ganhou o prêmio Puskás de gol mais bonito, e a seleção dos melhores do ano teve o goleiro David de Gea, os laterais brasileiros  Daniel Alves e Marcelo, os zagueiros Varane e Sérgio Ramos, o volante N'golo Kanté, Modric, e o quarteto de ataque formado por Eden Hazard, Lionel Messi, Kylian Mbappé e Cristiano Ronaldo. Já o prêmio de melhor torcida foi para a do Peru, pelo apoio que o selecionado recebeu durante a Copa do Mundo.

FIFA/FIFPro World XI 2018

O Prêmio Fair Play foi para o jogador Lennart Thy, do VVV Venlo. Ele se cadastrou como doador de medula, e dias antes do confronto do seu time contra o PSV, pela Eredivisie, ele recebeu a ligação que acharam alguém 100% compatível. Ele não participou do jogo, para fazer a doação.