Ajax Campeão da Champions League 1995



Em 1995 o Ajax encantou a Europa sob o comando de Louis van Gaal. Um time que jogava o mais puro Jogo de posição, e passou diversos jogos sem perder, marcando o meio da década para os apreciadores do bom futebol. 

Logo em sua primeira temporada na Amsterdam Arena, van Gaal mostrou a sua extrema competência levando o Ajax à um título Europeu: a Copa da UEFA 1991/92, onde o time derrotou a forte equipe do Torino, do então centroavante Walter Casagrande. Este time formaria a base que faria história na temporada 1994-1995. 

Entretanto, o primeiro grande feito foi o título da Eredivisie invicto, onde o time amassou até mesmo os adversários mais fortes, com atuações sensacionais: o 5 x  1 fora de casa no Feyenoord talvez tenha sido a maior prova da força desta equipe em nível doméstico. 

Este time do Ajax era tão fantástico, que de 1994 a 1996, completou 52 jogos de invencibilidade em casa, e em 1995, não perdeu um jogo sequer entre Champions League e Eredivisie, somando 48 jogos sem derrota. Só foi derrotado na Copa da Holanda, nas quartas de final, quando perdeu para o Feyenoord, por 2 a 1, na prorrogação.

Mesmo com craques como Frank de Boer, Winter, Overmars, Litmanen, e Frank Rijkaard, mais excelentes jogadores, como os nigerianos Finidi e Kanu, o grande goleiro Van Der Sar e o centroavante Kluivert, o Ajax não ingressou na UEFA Champions League da temporada 1994-1995 como um dos favoritos. 

A equipe caiu no Grupo D , junto com Milan (Itália), Casino Salzburg (Áustria) e AEK Atenas (Grécia). O time se classificou sem grandes problemas: ganhando os dois jogos do Milan por 2 a 0, empatando duas vezes com os austríacos, em 0 x 0 fora e em 1 x 1 na Holanda, e vencendo o AEK na Grécia por 2 x 1 e na Holanda por 2 x 0. Terminou assim a fase de grupos na liderança de sua chave e invicto.

Nas quartas-de-final, o Ajax empatou o seu primeiro jogo sem gols com o Hajduk Split, da Croácia, mas com um 3×0 na Holanda, avançou de fase. Na semifinal, a equipe passou pelo Bayern, com um antológico 5 x 2 em Amsterdã, e logo depois ainda superou o Milan na grande final, levando assim o clube ao tetracampeonato da Champions. 

No final de 1995, o Ajax ainda bateu o Grêmio, nos pênaltis, após empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, se tornando campeão Mundial. A partir de 1996, diversos destaques da equipe acabaram migrando para ligas de maior poderio financeiro, dando fim a um dos melhores esquadrões do futebol mundial dos anos 90.