Copa dos Campeões



No dia 19 de abril de 1989, o Estádio San Siro, em Milão, na Itália, viu um jogo que entraria de vez para a História da UEFA Champions League. O Milan, comandado por Arrigo Sacchi, e com craques do nível de Mauro Tassotti, Franco Baresi, Paolo Maldini, Frank Rijkaard, Roberto Donadoni, Ruud Gullit e Marco van Basten, aplicava um duro 5 a 0 no Real Madrid, de Sanchís, Míchel, Schuster, Gordillo, Butragueño e Hugo Sánchez.

A Liga dos Campeões 1988-1989 se anunciava como uma das mais complicadas de todos os tempos. O MIlan era um dos favoritos ao título. Eliminou na competição, o búlgaro Vitosha, o sérvio Estrela Vermelha, e o alemão Werder Bremen, até encarar o Real Madrid na semi-final. A equipe espanhola era outra das favoritas, e havia passado pelo norueguês Moss, pelo polonês Górnik Zabrze e pelo então atual campeão da Champions, o PSV.

O duelo da ida aconteceu no Estádio Santiago Bernabéu, e terminou empatado em 1 a 1. Sánchez marcou para os merengues, e Van Basten para o Rossonero. O placar deixava tudo em aberto para a volta no San Siro. A expectativa era grande para aquele duelo.

O estádio San Siro esperava inflamado pela entrada das duas equipes em campo, e rugiu com o início da partida. Já aos dezesseis minutos, Gullit serviu Ancelotti, que deixou o alemão Schuster na saudade antes de chutar de fora da área, encobrindo o goleiro merengue Paco Buyo, para marcar um golaço.

O gol foi o necessário para incendiar o Milan, que pressionava o Real em busca do segundo tento, que não demorou para vir. Após cobrança de escanteio curto por parte de Donadoni, Tassotti cruzou e Rijkaard, subiu alto para ampliar a vantagem do rossonero.

No finalzinho do primeiro tempo, Donadoni avançou pela esquerda e cruzou para Gullit, de cabeça fazer o terceiro. A fatura já estava quase liquidada, mas ainda viriam mais dois gols, aliás, golaços, na segunda etapa: Van Basten marcou o quarto, com um chutaço no ângulo, quase tão bonito quanto o de Donadoni, no quinto tento milanista.

O Milan havia passado por cima do poderoso Real Madrid, da famosa quinta del Butre, do Real Madrid multicampeão da Champions. Era o passaporte para a decisão, onde o Rossonero golearia o Steua Bucarest, também de maneira avassaladora, e se sagraria pela terceira vez campeão europeu.


Ficha técnica:

Milan 5 x 0 Real Madrid


Escalações:

Milan: Giovanni Galli; Mauro Tassotti, Alessandro Costacurta, Franco Baresi e Paolo Maldini; Angelo Colombo (Filippo Galli), Carlo Ancelotti, Frank Rijkaard e Roberto Donadoni; Ruud Gullit (Paolo Pietro Virdis) e Marco van Basten. Técnico: Arrigo Sacchi.

Real Madrid: Paco Buyo; Ricardo Gallego, Chendo e Manuel Sanchís; Míchel, Bernd Schuster, Francisco Llorente e Rafael Gordillo; Martín Vázquez, Emílio Butragueño e Hugo Sánchez. Técnico: Leo Beenhakker.

Gols: Ancelotti aos 17´, Rijkaard aos 24´, Gullit, aos 45´; Van Basten aos 49', e Donadoni, aos 60´.