O grande jogo da décima terceira rodada do Campeonato Espanhol foi o novo clássico, entre Atlético de Madrid e Barcelona. Jogando no Wanda Metropolitano, o Atlético de Madrid vencia por 1 a 0, com gol de Diego Costa até o último minuto, quando Ousmane Dembelé marcou o gol de empate do Barça, para evitar o segundo revés seguido dos catalães.

O Atlético de Madrid marcou com blocos baixos, procurando segurar Saul para sustentar a marcação pelo lado direito, não dando à Jordi Alba, a possibilidade de profundizar as jogadas pelo setor esquerdo. Sem o principal sócio de Messi nas jogadas de ataque, e com Suarez bem cercado pelo meio, o Barcelona acabou encaixotado, tendo de tocar muito a bola na base da jogada, e sendo pouco ofensivo.

No segundo tempo, o Atlético de Madrid se soltou um pouco, deixando menos Griezmann e Diego Costa sozinhos contra o planeta. O gol oriundo de bola parada, no caso após uma cobrança de escanteio, saiu da única maneira possível, mas também obrigou o Barcelona a ser mais agudo. Com Malcom, Dembelé, Suarez e Messi em campo, o Barcelona foi para o 4-2-3-1, e passou a ser mais incisivo. Messi e Busquets passaram a ter mais linhas de passe, e o gol de empate de tornou questão de tempo, com o Atlético empurrado.

No final das contas, cada time perdeu dois pontos, importantes na briga pelo título, deixando claro que a passividade do primeiro tempo não foi perdoada.