Nem todas as rivalidades são entre clubes do mesmo tamanho. Por vezes, a diferença de tamanho entre clubes alimenta ainda mais as disputas entre eles. Este é o caso do dérbi catalão, disputado por FC Barcelona e Espanyol. A rivalidade entre ambos inclui fatores culturais e políticos, mesmo que um, hoje, seja bem maior que o outro.
O futebol chegou na Catalunha no final do século XIX, por intermédio de Catalães que retornavam do exterior, e imigrantes, sobretudo ingleses. No dia 29 de novembro de 1899, Hans Gamper, um empresário suíço, fundou o FC Barcelona. No dia 13 de outubro de 1900, a Sociedade Espanhola de Foot-Ball foi criada, futuramente dando origem ao RCD Espanyol, fundado por Àngel Rodríguez Ruize, na Universidade de Barcelona. O primeiro jogo entre os dois clubes foi disputado no dia 23 de dezembro de 1900, no Estádio Hotel Casanovas, e terminou empatado sem gols. No começo do Século XX, foram surgindo torneios amistosos, que deram origem ao Campeonato da Catalunha, que se tornou a competição de futebol mais importante na Espanha, até o surgimento da Liga Espanhola. E o Campeonato da Catalunha, logo passou a contar com Barça e Espanyol como seus membros mais fortes.
Na década de 1920, o futebol ganhou ainda mais popularidade na Catalunha, e a rivalidade entre Barcelona e Espanyol foi aumentando. No dia 20 de maio de 1922, o Barcelona inaugurou o Estádio Les Corts, enquanto no dia 18 de fevereiro de 1923, o Espanyol inaugurou o estádio de Sarrià. Nesta mesma época, a Espanha vivia momentos complicados, perto de entrar em seu mais sombrio recente momento, e a rivalidade se aflorou. No final da década, tivemos o surgimento de La Liga, e na década de 1930, a Guerra Cívil espanhola. Com ela, também veio a politização dos Clubes, que apenas a partir dos anos de 1950, voltaram a ser realmente bem estruturados. Nesta mesma época, a popularidade do Barcelona foi crescendo, a ponto de o clube construir um novo estádio, o Camp Nou, para quase 100 mil pessoas. Em 2009, o Barcelona inaugurou o RCDE Stadium, que seria sua nova casa.
O Barcelona já foi campeão espanhol em 24 ocasiões, enquanto o Espanyol jamais conquistou a Liga. Os blaugranas são os maiores campeões da Copa do Rei da Espanha, com 29 títulos, enquanto os 'blanquiazuis' somam 5 conquistas no torneio. O Barcelona é pentacampeão da Champions League, e um dos maiores clubes do planeta, com orçamento e faturamento gigantescos. O orçamento do Espanyol é apenas intermediário entre os clubes espanhóis, o que explica a diferença de tamanho entre ambos. No total, já tivemos 208 jogos entre Barcelona e Espanyol na história, com 121 vitórias do Barça, 44 vitórias do Espanyol, além de 43 empates. Os Culés marcaram 398 gols, enquanto os "Periquitos", como são conhecidos os torcedores do time azul e branco, balançaram as redes 223 vezes.
As expectativas para o futuro, não são muito animadoras para o Espanyol. O clube deve seguir na sombra do irmão rico, mas a cada dérbi catalão, tentará vencer, para fazer deste triunfo seu título, e comemorar com aquilo que é possível.
0 Comentários