Começou a Copa da Ásia 2019 


A Copa da Ásia 2019 teve a maioria de seus favoritos avançando de fase, para não dizer a totalidade. Numa competição onde 16, de 24 seleções, seguem para as oitavas-de-final, é realmente complicado que algum favorito não avance, mas além disso, os duelos da própria oitavas-de-final, contaram com seus favoritos avançando. Japão, Vietnã, Irã, China, Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul, Austrália e Catar, deixaram para trás neste primeiro mata-mata Arábia Saudita, Jordânia, Tailândia, Omã, Qirgistão, Bahrain, Uzbequistão e Iraque.


O duelo mais equilibrado das oitavas-de-final foi Japão X Arábia Saudita. Duas favoritas ao título, com projetos muito bem estabelecidos, e com triunfo nipônico. Apostando num rejuvenescimento de seu elenco, focando na formação de uma base para a disputa dos Jogos Olímpicos Tóquio-2020, o selecionado nipônico não contou com muita posse, nem contragolpe, mas uma boa defesa posicional e aproveitamento nas bolas paradas, para eliminar o selecionado Saudita, mais uma vez muito competitivo, mas De pouco aproveitamento no terço final de campo. Nesta mesma fase podemos ressaltar o bom futebol de Omã, que vendeu caro a derrota para o Irã.

Entre as oito seleções eliminadas na fase de grupos, a surpresa positiva foi a Índia, e a decepção foi a Coreia do Norte. Enquanto os norte-coreanos, mundialistas em 2010, foram a pior seleção desta Copa da Ásia, os indianos mostraram bom poder de jogo para defender e atacar, fosse em transição rápida, fosse somando passes, mostrando que, apesar de ainda terem muito a evoluir, o investimento já se justifica.