A Copa do Mundo de 1994 foi a 15º edição dos mundiais de futebol, e a 15º participação da seleção brasileira em Copas. O torneio aconteceu nos EUA, e o Brasil, liderado por Romário, e dirigido pela dupla Parreira e Zagallo, quebrou um tabu de 24 anos, voltando a conquistar a competição máxima do mundo futebolístico, e se sagrando tetracampeão alternado da mesma.
Por vezes sub valorizada por aqui, aquela seleção brasileira de 1994 era um grande time. Os problemas de lesão não tiraram a qualidade da defesa, formada pelo goleiro Taffarel, o lateral-direito Jorginho, os zagueiros Aldair e Márcio Santos, e um lateral-esquerdo, com Leonardo sendo o titular, e Branco seu reserva de começo, mas ganhando papel fundamental na conquista. O time jogava em um 4-4-2, com dois meias mais abertos. Um dos principais jogadores do país, Raí não se adaptou bem à função, e perdeu espaço, com Mazinho e Zinho sendo os dois meias. Mauro Silva foi o primeiro volante, e Dunga, o segundo, tendo papel fundamental na armação. Bebeto e Romário eram os atacantes, enquanto um ia de encontro à bola, outro ía de encontro ao espaço. Assim, este Brasil foi um time possessivo, que sabia dosar ritmos, e mereceu a taça.
A seleção brasileira estreou na Copa do Mundo de 1994 derrotando a Rússia por 2 a 0, com gols de Romário, aos 26 minutos do primeiro tempo, e Raí, de pênalti, aos sete do segundo. Na sequência, goleou Camarões por 3 a 0, com tentos de Romário, Márcio Santos e Bebeto, e terminou a fase inicial empatando em 1 a 1 com a Suécia. Romário, marcou para o Brasil o gol de empate, já que os suecos haviam saído na frente, graças a um gol de Kennet Andersson
Nas oitavas-de-final, o Brasil venceu os EUA por 1 a 0, em um jogo duro. O gol só saiu na metade do segundo tempo, quando Romário puxou um ataque pelo meio e lançou Bebeto, que chutou preciso, para marcar. Nas quartas-de-final, a seleção canarinho despachou a Holanda, com uma sofrida vitória de 3 a 2, contando com um místico gol de falta de Branco para desempatar (havia aberto 2 a 0 com gols de Romário e Bebeto, mas cedeu o empate aos holandeses). Assim, se classificou para as semi-finais, onde reencontrou a Suécia. Com um Romário inspirado, o Brasil venceu por 1 a 0, chegando na decisão, onde reencontraria a Itália, algoz na Copa de 1982, e rival na final do torneio de 1970.
A Final da Copa do Mundo de 1994 aconteceu no Estádio Rose Bowl, e após um jogo tenso, onde as defesas prevaleceram sobre os ataques e o 0 a 0 foi o placar, a decisão foi para os pênaltis. Com um Taffarel iluminado, e Baggio isolando a última cobrança Italiana, o Brasil se sagrou Tetracampeão Mundial de Futebol, para a alegria de milhares de pessoas que haviam ficado no país torcendo.
Time-base: Taffarel, Jorginho, Aldair, Márcio Santos e Branco; Mauro Silva, Dunga, Mazinho (Raí) e Zinho; Bebeto e Romário. Técnico: Carlos Alberto Parreira.