Ajax 1x2 Real Madrid: Hierarquia contra a pressão

A derrota sofrida pelo Ajax, por 2 a 1, na Johan Cruijff Arena, para o Real Madrid, foi demasiadamente dura. O time holandês pressionou de maneira alta e intensa o atual tricampeão da Europa, que ficou encurralado e sem saídas dentro de seu próprio campo. Contudo, aos poucos o cansaço bateu, e o Ajax baixou um pouco a pressão, dando espaço para o Real Madrid sair jogando com Kroos e Modric, atiavando Vinícius Jr., Benzema e Bale no ataque. E este trio, mesmo sem Cristiano Ronaldo, ainda é letal e isto ficou provado, mais uma vez. No banco, ainda estavam mais três atacantes que entraram em campo, Lucas Vazquez, Mariano, e Asensio , com o último inclusive fazendo o segundo gol merengue, após jogada do primeiro, já no final do jogo.

Ajax vs Real Madrid - Football tactics and formations


O time de Erik ten Hag entrou em campo com David Neres pela esquerda, atacando o setor defendido por Sergio Reguilón e Gareth Bale. Dusan Tadic jogou de "Falso 9", recebendo jogo direto e caindo pelos lados, para gerar superioridade, também se somando na pressão alta, que resultou em roubos em zonas adiantadas, e um massacre nos primeiros minutos dos Godenzonen, onde só faltou o gol.

Após o início intenso, o Ajax recuou um pouco mais a partir dos 15 minutos, e viu o Real Madrid equilibrar as ações a partir de Modric e Kroos, recebendo a bola na base da jogada, e colocando o time no campo de ataque. Benzema recuava para receber entre as linhas rivais, Bale fazia a diagonal por dentro, e Vinícius Jr dava amplitude pela esquerda, partindo com seus dribles de fora para dentro. Mas, os Godenzonen voltaram a crescer a partir dos 25 minutos. David Neres ganhava o auxílio de Tadic e Nicolás Tagliafico pelo setor canhoto, e por ali o Ajax criava chances, que só não viravam gols pela imposição de Sergio Ramos e Nacho na área, e o trabalho de Courtois no gol. Após uma cobrança de escanteio, contudo, o goleiro rebateu mal uma cabeçada de Matthijs de Ligt, e Tagliafico subiu mais que a marcação para concluir o rebote. O VAR, porém, chamou o árbitro Damir Skomina, que reviu o lance no monitor e marcou um impedimento de Tadic, que interferiu na saída de Courtois após a segunda finalização.

O time Ajacieden não conseguiu obter o mesmo ímpeto no segundo tempo, e viu o Real Madrid abrir o placar com Karim Benzema, após assistência e jogada individual de Vinícius Jr. O Ajax até empatou, com o marroquino Zyiech, mas o supracitado gol de Asensio, no final da partida, deu o triunfo ao time merengue, que mais uma vez transbordou hierarquia em um jogo de mata-mata de UEFA Champions League.