Um empate onde o Barcelona poderia ter vencido. Assim podemos definir o duelo de ida, da eliminatória entre Barça e Lyon, válida pelas oitavas-de-final da UEFA Champions League 2018-2019. O jogo disputado em território francês teve o Barcelona mostrando o que era esperado, e o Lyon abaixo do esperado. Desde o começo do ano, os Lionnais vêm atuando no 4-2-3-1, sem os três zagueiros, se defendendo em 4-4-2. Sem encaixar de fato pressão, e dando espaços para Lionel Messi nas costas dos volantes Aouar e Ndombelé, o time francês poderia ter saído de campo derrotado, mas vai vivo para a Espanha, onde o Barça é favorito. O grande problema para o torcedor blaugrana, é que mais uma vez o Barcelona não mostrou um futebol para avançar em eliminatórias maiores, como está ocorrendo nos últimos anos.
O cobertor do Lyon ficou curto. Se subia marcação, dava espaços para Messi entrelinhas, pois o Barça batia a pressão. Se fechava mais a entrada da área, marcando com linhas baixas, acabava encurralado. Isto pois a colocação de Sergi Roberto fechando em fase defensiva a segunda linha de quatro da marcação do time do técnico Ernesto Valverde, e caindo por ali em ataques onde Messi centralizava. Rakitic e Busquets foram os volantes. O time de Bruno Génésio Não teve Fekir na mediapunta, ocupada por Depay, que deixou a extrema canhota para Terrier. Aouar e NDombèlé foram os volantes, como esperado.
No primeiro tempo, tanto Messi quanto Depay não estiveram bem acertados, mesmo com espaços, embora o argentino, mesmo num dia não bom, ainda entregue algo. No segundo tempo, Genésio colocou Tousart em campo no lugar de Traoré, com Depay indo para a esquerda. Seguiu o domínio de posse espaço por parte do Barcelona, mas sem contundência.
O Barcelona teve 25 finalizações, e não converteu nenhuma. Isto mostra a falta de eficiência blaugrana na hora de definir as jogadas, algo que fica claro no momento ruim de Luis Suárez, que está errando muito os gestos técnicos. Sim, o Lyon teve grande trabalho defendendo a área, especialmente com um Denayer gigante, e o goleiro Lopes intervindo de maneira eficiente. Na Espanha, os Lionnais terão Fekir, para tentar surpreender um Barça, que como dito acima, é favorito na eliminatória ainda, mas pelo que está jogando, ainda não é o grande favorito ao título.
0 Comentários