Colônia x Borussia Mönchengladbach: o dérbi do Reno



O futebol alemão é recheado de grandes rivalidades, que alavancam ainda mais a paixão na terra da multicampeã. Colônia e Borussia Mönchengladbach, dois dos mais tradicionais clubes do país fazem o dérbi do Reno, um dos mais importantes da Bundesliga.

O Vale do Reno é uma região toda banhadda pelo Rio Reno, que engloba vários países, nos quais se inclui a Alemanha. A grande rivalidade no dérbi do Reno teve origem ainda nos anos 60, após o técnico Hennes Weisweiler, um dos fundadores do Colônia, se transferir para o Borussia Mönchengladbach. O episódio foi tratado com uma grande traição, especialmente após Hennes ocnduzir os potros à vários títulos, na Alemanha e fora dela. Ainda na década de 1970, Hennes voltou ao Colônia, fazendo os torcedores do Gladbach também se sentirem traídos, ampliando a rivalidade. Hennes também levou o Colônia à conquista de uma Bundesliga.

O Borussia Verein für Leibesübungen 1900 Mönchengladbach é o irmão mais velho do dérbi, tendo sido fundado no dia 1º de agosto de 1900. As cinco taças da Bundesliga, os três títulos da Copa da Alemanha e o bicampeonato da Copa da UEFA alcançado nos anos 70, além do vice-campeonato da Copa dos Campeões de 1976/77, são as suas principais conquistas. Já o 1. FC Köln foi fundado no dia 13 de fevereiro de 1948, tendo já sido campeão por três vezes do Campeonato Alemão e quatro da Copa da Alemanha. Após um bom período no começo da era Bundesliga, o clube começou a cair de desempenho nos anos 90, e passou a viver altos e baixos, sendo os baixos mais constantes.

Atualmente, o Borussia Mönchengladbach tem um retrospecto amplamente favorável contra o rival, e constantemente tem terminado a Bundesliga na frente da tabela, conquistando uma certa supremacia na região.