Em 2002, após 48 anos a Turquia voltava a disputar uma Copa do Mundo de futebol. Até então, a última participação dos turcos, havia sido no Mundial da Suíça, em 1954, quando caiu no grupo das finalistas Alemanha e Hungria. A eliminação, nesta ocasião, veio em um jogo desempate contra os alemães, que acabaram goleando por 4 a 1, e seguiram rumo à conquista da taça.
A base da seleção turca que foi à Copa de 2002, era formada por jogadores do Galatasaray de Fatih Terim, que campeão da Copa da Uefa 1999-2000, batendo o Arsenal na decisão, e da Supercopa Europeia na temporada seguinte, em cima do Real Madrid. O técnico Şenol Güneş, a partir daí, montou uma base de equipe muito forte, que começava com o goleiro Rüştü Reçber, que com ótimos reflexos, acabaria sendo eleito um dos melhores goleiros da Copa, ao lado de Oliver Kahn. A defesa tinha Fatih, Alpay, Korkmaz e Penbe, com Davala sendo coadjuvante, em um meio campo onde o ótimo passador Tugay, o habilidoso Bastürk, estrela da companhia, que já brilhava no Bayer Leverkusen, e o jovem Emre Belözoğlu, eram as referências técnicas. O ataque era característico da época, com Şaş sendo o homem de movimentação, deixando a presença de área mais para o capitão Hakan Şükür, um goleador nato.
Para chegar na Copa do Mundo de 2002, a Turquia teve de passar pelo Grupo 4 das eliminatórias europeias, ficando no segundo lugar, atrás da Suécia, mas à frente de Eslováquia, Macedônia, Moldávia e Azerbaijão. Depois, jogou um play-off, onde eliminou a Áustria, com um placar agregado de 6x0.
Na estréia da Copa, a Turquia foi derrotada por 2 a 1 pelo Brasil, com Hasan Şaş marcando para a Turquia, e Ronaldo e Rivaldo para o Brasil,Depois empatou com a Costa Rica, e goleou a China, para avançar às oitavas, onde bateu os japoneses, um dos donos da casa, por 1 a 0. Nas quartas-de-final, o time turco eliminou a zebra Senegal, com um gol de ouro solitário de Sylva. Na semifinal, contudo, a seleção euroasiatica acabou eliminada pelo Brasil, perdendo por 1 a 0, graças a um gol de Ronaldo. Mas, a disputa do 3º lugar, venceu a Coréia do Sul por 3 a 2 , e alcançou um histórico lugar no pódio mundialista.
A Turquia brilharia pouco depois daquele Mundial. Alguns jogadores tentaram a sorte em grandes ligas, mas sem muito sucesso. Outros permaneceram na Süper Lig, e foram bem mais sucedidos. Em 2008, o selecionado chegou à semifinal da Eurocopa, já com nomes como Nihat Kahveci e Emre Belozoglu tomando um melhor papel. Contudo, nunca mais a Turquia voltou a jogar uma Copa do Mundo.
Time-base: Rüştü; Fatih, Alpay, Korkmaz, Penbe; Davala, Tugay, Bastürk, Emre; Şaş e Şükür. Técnico: Şenol Güneş