Todo o fã do futebol inglês já ouviu falar sobre as grandes rivalidades no futebol da terra da rainha. O pai das paixões e das rivalidades ferrenhas entre torcedores, é o dérbi entre Milwall e West Ham. A partida, muitas vezes marcada pela violência, tem uma conotação que vai muito além do campo de jogo, o que a mantém viva até hoje.

A primeira partida Entre Milwall e West Ham foi realizada no dia 9 de dezembro de 1899, com vitória do Millwall por 2 a 1. A rivalidade, no entanto, começou muito antes dos times de futebol serem fundados. Ela tem origem em uma guerra de bairros separados por dois rios, o Tâmisa e o Den. O Millwall foi fundado em 1885, dez anos antes do surgimento do West Ham. Pouco tempo depois, no outro lado do rio Tâmisa, seria a vez do West Ham United surgir, ainda com o nome de Thames Ironworks. A rivalidade entre os bairros surgiu após um acordo de greve quebrado por estivadores do bairro do Millwall. Os trabalhadores do Tâmisa jamais perdoariam os vizinhos, em uma questão não resolvida até os dias de hoje.

Não demorou para, após o seu surgimento, o clássico se tornar o mais violento da Inglaterra e do Reino Unido. O “East London Derby” sempre foi marcado por batalhas dentro e fora dos gramados. Os torcedores do Millwall costumam chamar os torcedores do West Ham de “Hamsters”, um trocadilho com o tradicional apelido do West Ham (“Hammers”). Já os torcedores do Millwall, conhecidos como "Lions", são chamados de “Sweet Cats” pelos rivais.

Nos últimos anos, o Milwall tem sido um assíduo frequentador da Champioship, enquanto o West Ham é um clube, via de regra, de Premier League, tornando mais raro estes tradicionais e violentos jogos.